Você está em Noticiaki > Bem Viver > Labirintite – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 16/02/2012 às 11h48m

Labirintite – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Labirintite

A labirintite é uma doença que pode comprometer o equilíbrio e a audição por afetar o labirinto, estrutura do ouvido interno responsável pela audição. A labirintite é distúrbio bastante incômodo e que pode ser perigoso para a pessoa, dependendo do lugar que ela estiver, por mexer com seu senso de equilíbrio. Tal distúrbio de equilíbrio acontece devido a uma inflamação no trato respiratório superior que causa um dos piores sintomas, a tontura.

Labirintite

Labirintite

Causas da Labirintite

A labirintite é causada por uma infecção viral ou bacteriana, mas pode ocorrer devido a uma alergia, reação a medicamentos, lesão na cabeça e transtorno na circulação sanguínea que afeta o ouvido ou cérebro. A labirintite pode ser causada por envelhecimento, doenças, problemas cerebrais e lesões no sistema visual. Para diagnosticar a labirintite é preciso realizar exames otoneurológicos completos e avaliação clínica.

Sintomas da Labirintite

Os principais sintomas da labirintite são a vertigem, o desequilíbrio e em algumas vezes, movimentação involuntária nos olhos. Outro sinal bastante comum é a perda de audição no ouvido infectado, além de náusea, sensação de mal estar devido à falta de equilíbrio, já que o cérebro recebe com falhas o sinal de equilíbrio do ouvido. A labirintite viral pode causar perda de audição em alguns casos raros. A ansiedade é uma reação comum da labirintite e pode produzir tremores, palpitações, ataques de pânico e depressão.

Tratamento da Labirintite

O tratamento para labirintite é feito com medicamentos como o diazepam, mas o tratamento a longo prazo não é recomendado pois esse medicamento causa dependência. Por causa disso, se o tratamento for de longo prazo, a solução é utilizar outros medicamentos prescritos pelo seu médico, como medicamentos naturais feitos em farmácias de manipulação. Como o próprio nome sugere, a labirintite é uma inflamação nos labirintos, que se localizam no sistema vestibular do ouvido interno. Normalmente, uma pessoa com sintomas labirintite demora de 1 a 6 semanas para se recuperar, mas os sintomas (tontura e desequilíbrio) podem perdurar por vários anos.

Cura da labirintite

O que dificulta a cura da labirintite são as consequências da doença que podem desencadear outras como diabete, colesterol alto, pressão arterial, variações de hormônio, tireóide, problemas na coluna e cardio-vasculares. Com o tratamento adequado, os sintomas reduzem gradativamente e em determinado estágio, a doença chega a ser até mesmo curada.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *