Você está em Noticiaki > Notícias > Leite Adulterado no RS: Marcas e Lotes

Publicado por EM Brasil| Atualizado em: 14/07/2015 às 22h08m

Leite Adulterado no RS: Marcas e Lotes

A operação Leite Compen$ado descobriu um esquema de adulteração de leite cru no Rio Grande do Sul, onde as transportadoras que faziam a entrega e distribuição da matéria-prima às indústrias leiteiras de todo país, adulteravam a matéria-prima com ureia, formol e água, afim de aumentar a quantidade de leite entregue as indústrias, e com isso, aumentar o faturamento no serviço de entrega. Segundo o Ministério da Agricultura, para cada 100 mil litros de leite, novos 10 mil litros eram conseguidos após a adulteração, com isso, as transportadoras recebiam 100 mil litros, e entregavam 110 mil litros de leite às indústrias, recendo pelo serviço prestado de entrega e por mais 10 mil litros de leite adulterados.

Leite Adulterado

Leite Adulterado com Formol, Uréia e Água

As indústrias leiteiras que receberam a matéria prima adulterada, foram a Líder da LBR, Mu-Mu da Vonpar, Latvida da VRS Indústrias de Laticínios e a Italac. Após tal descoberta, o Ministério da Agricultura solicitou a retirada de lotes de leite longa vida UHT do mercado, afim de evitar maiores transtornos a população. A ingestão do leite adulterado com formol, uréia e água poderá causar à longo tempo, doenças graves, como câncer. A descoberta da operação Leite Compen$ado levou o Ministério Público Estadual a denunciar criminalmente à Justiça Federal, 12 pessoas como principais envolvidos no esquema de adulteração da matéria-prima, que atualmente estão presos.

Marcas de Leite Adulterado

Marcas de Leite Adulterado: Italac, Mu-Mu, Latvida e Líder

Nesta semana, o Ministério da Agricultura recebeu informações de que o leite longa vida UHT da Companhia de Alimentos Glória, localizada na cidade de Guaratinguetá também poderiam estar adulterados, contudo interditou cerca de 26 mil litros de leite para análises em laboratórios oficiais do Governo Federal. A matéria-prima era recebida da Laticínios Bom Gosto, em Tapejara, no Rio Grande do Sul. Para evitar maiores problemas à saúde dos brasileiros, o Ministério Público, solicitou amostras de todas as indústrias leiteiras que atuam na distribuição de leite longa vida UHT de todo país, para uma inspeção federal, o que mostrará quais indústrias estão vendendo leite adulterado nos comércios brasileiros. Confira abaixo as marcas e os lotes de leites adulterados com ureia, formol e água:

Lotes de Leite Adulterados

Leite Líder UHT Integral

SIF 4182 – Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac UHT Integral

Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 – Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 – Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 – Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 – Lote: L23 KM1

Leite Italac UHT semidesnatado

Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L12 KM1

Leite Mumu UHT Integral

Vonpar – SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Leite Latvida UHT Desnatado

VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 37/661

Leite Latvida UHT Semidesnatado

VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 48/661

Leite Latvida UHT Integral

VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 36/661

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *