Você está em Noticiaki > Bem Viver > Leucemia – Sintomas Iniciais, Causas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 11h56m

Leucemia – Sintomas Iniciais, Causas e Tratamento

Leucemia

A Leucemia se refere a um grupo de câncer que afeta as células brancas do organismo. A doença se desenvolve na medula óssea. A medula é responsável pela produção de 3 tipos de células: células vermelhas que possuem hemoglobina e transportam oxigênio por todo corpo, células brancas que são responsáveis pela defesa do organismo e plaquetas que ajudam a coagulação do sangue. Leucemia é uma doença que se caracteriza por produzir células brancas de modo anormal, o que faz com que a medula óssea fica superlotada. Dessa forma, a produção normal e o funcionamento das células do sangue são prejudicados e acabam sendo reduzidos. Em alguns casos, a doença pode se infiltrar no baço, nódulos linfáticos, fígado, tecidos, sistema nervoso, entre outros órgãos, causando inchaço nessas áreas.

leucemia

leucemia

Sintomas iniciais da Leucemia

Assim como todas as células sanguíneas, as células tumorais surgidas após a leucemia percorrem o corpo todo e se depositam em diversos locais onde podem apresentar vários sintomas como: febre, suor, infecções freqüentes, sensação de cansaço e fraqueza, dor de cabeça, sangramentos na gengiva, nódoas negras e hematomas no corpo, manchas roxas e pintas vermelhas na pele, dor nos ossos e articulações, aumento do baço e desconforto do abdômen, inchaço dos gânglios do pescoço e axilas e perda de peso. Esses sintomas não são exclusivos da leucemia e podem ocorrer com uma infecção, por exemplo. Para diagnosticar a doença é preciso consultar um médico.

Leucemia crônica e aguda

As leucemias crônicas são descobertas depois de um longo tempo na maioria das vezes por não apresentarem sintomas. Algumas pessoas apresentam os sintomas ligeiramente. A leucemia aguda apresenta sintomas que surgem e vão ficando piores de forma rápida. Outros sintomas que surgem com a leucemia são vômitos, perda de controle muscular, convulsões e confusão. Podem surgir feridas na pele e nos olhos ou inchaço nos testículos, no caso das células tumorais se depositarem nesse local. O aparelho digestivo, pulmões e rins também podem ser afetados pela doença.

Causas da Leucemia

A verdadeira causa da leucemia ainda não foi definida, mas a doença tem forte influência a partir de fatores ambientais e principalmente genéticos. Assim como outros tipos de câncer, a leucemia pode ocorrer devido à exposição a substâncias cancerígenas ou radiação por exemplo, tendo sua probabilidade ampliada por fatores genéticos. Alguns vírus também estão associados ao desenvolvimento da leucemia, assim como a anemia de Fanconi que apresenta um grande risco para a ocorrência da doença.

Tratamento da Leucemia

O tratamento é feito para eliminar as células da leucemia através dos medicamentos apropriados. Em alguns casos mais graves o paciente passa por quimioterapia.Durante o início da leucemia, as células funcionam normalmente e os sintomas quase não aparecem em alguns casos.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *