Você está em Noticiaki > Esportes > Lista de Campeões da Copa Sul Americana

Publicado por EM Futebol| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h51m

Lista de Campeões da Copa Sul Americana

A Copa Sul Americana é a segunda competição com maior prestígio e importância na América do Sul, perdendo apenas para a Copa Libertadores da América, que tem muito mais tempo de tradição. A Copa Sul Americana foi criada em 2002, com objetivo de substituir a Copa Mercosul e a Copa Merconorte, onde ambas foram feitas uma só com nome diferente, deixando de existir em 2003. Esta competição escolhe os participantes por meio do desempenho dos clubes em seus respectivos campeonatos nacionais, onde geralmente, os clubes que participam da Copa Libertadores da América, também participam da Copa Sul Americana. O campeão da Copa Sul Americana ganha o direito de disputar o título da Re-Copa Sul Americana no ano seguinte, que é disputada em dois jogos, ida e volta, com o campeão da Copa Libertadores da América.

Lista de Campeões da Copa Sul Americana

Lista de Campeões da Copa Sul Americana

A partir do ano de 2007, o campeão da Copa Sul Americana também ganha o direito de disputar o título da Copa Suruga Bank, que é disputada no ano seguinte contra o vencedor da Copa da Liga Japonesa. A partir de 2005, os clubes de países filiados à Concacaf (Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football), que traduzido para o português significa “Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe” também ganharam o direito de participar. Além dos clubes da América do Norte, Central e Caribe, também estão filiadas a Concacaf os países independentes da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

A partida inaugural em 2002, teve como campeão o time argentino do San Lorenzo após derrotar o Atlético Nacional. O grau de dificuldade da Copa Sul Americana é tanto que apenas o argentino Boca Juniors ganhou 2 títulos seguidos. Os times brasileiros não são muito tradicionais nesta competição, e somente o Internacional-RS e o São Paulo conquistaram o título de campeão Sul Americano. Em 2012, o torneio ficou marcado após o Tigre da Argentina abandonar o jogo no primeiro tempo, após estar perdendo por 2 a 0 para o São Paulo. Depois de um primeiro tempo muito pegado, o Tigre se sentiu lesado e decidiu não voltar para o segundo tempo, dando o título ao São Paulo. A lista de campeões da Sul Americanda mostra a Argentina como o país com o maior número de títulos, 7 ao todo, seguido pelo Brasil com 2 títulos. México, Equador, Peru e Chile somam 1 título cada.

Lista de Campeões da Sul Americana

2002 SAN LORENZO
2003 CIENCIANO
2004 BOCA JUNIORS
2005 BOCA JUNIORS
2006 PACHUCA
2007 ARSENAL
2008 INTERNACIONAL (BR)
2009 LDU QUITO
2010 INDEPENDIENTE
2011 UNIVERSIDAD DE CHILE
2012 SÃO PAULO
2013 LANÚS
2014 RIVER PLATE

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *