Você está em Noticiaki > Bem Viver > Mal de Parkinson – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Mal de Parkinson – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Mal de Parkinson

A doença de Parkinson não atinge apenas idosos, mesmo que a maior incidência seja nessa fase da vida. Quanto maior a faixa etária, mais frequentes serão os sintomas da doença, sendo eles a perda dos movimentos, rigidez muscular, tremores, lentidão de movimentos e modificações na fala e escrita. A maioria dos casos da doença ocorre entre os 65 e 75 anos de idade. A doença não causa morte, não é hereditária e não contagiosa, embora seja crônica e progressiva, caso não seja tratada. Cerca de 200 mil pessoas acima de 60 anos possuem a doença no Brasil.

mal de parkinson

mal de parkinson

Causas do Mal de Parkinson

As causas da doença de Parkinson ocorrem devido à degeneração das células do cérebro que se situam em uma área cerebral denominada substância negra. As células produzem a dopamina, que são substâncias que conduzem os neurotransmissores ao corpo. A falta de dopamina no corpo afeta os movimentos do indivíduo.

Sintomas do Mal de Parkinson

Algumas vezes, os sintomas da doença se confundem com os sinais da idade. Entre os sintomas estão movimentos automáticos e lentos, tremores, prisão de ventre, salivação intensa, redução do equilíbrio, passos menores, dores musculares, agitação, dores e enrijecimento das articulações, voz baixa e movimento contínuo. Piscar vagarosamente é um sinal da doença, assim como tremores que surgem nos músculos em repouso.

Tratamento do Mal de Parkinson

O tratamento da doença permite o controle dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Os medicamentos aliviam os tremores e o enrijecimento das articulações. A doença de Parkinson gera sentimentos de angústia e falta de tranquilidade, principalmente por estar relacionada às dificuldades e restrições de realizar as atividades cotidianas. Por esse motivo, o tratamento deve ser acompanhado pelos familiares para obter um bom resultado. É preciso estimular a independência do paciente e adaptar a sua residência para que sejam reduzidas as dificuldades encontradas pelo indivíduo no dia-a-dia.

Cura do Mal de Parkinson

A doença de Parkinson não tem cura, mas existem tratamentos que permitem reduzir e aliviar os sintomas. A maior barreira para a cura da doença se encontra na genética humana. O maior problema está no fato de que as células do cérebro não se renovam, portanto não há solução quando as células que produzem dopamina na substância negra morrem. O tratamento consiste em medicamentos, fisioterapia, cirurgias, terapia ocupacional e fonoaudiologia. A levodopa é o medicamento mais eficaz até os dias atuais, para amenizar os sintomas da doença.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Mal de Parkinson – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

  1. tua foto e masssa wandinha lima

  2. wandinha lima disse:

    interessantissimo, gostei muito…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *