Você está em Noticiaki > Notícias > Marketing Multinível no Brasil: O que é?

Publicado por EM Empregos| Atualizado em: 09/07/2015 às 23h38m

Marketing Multinível no Brasil: O que é?

Trata-se de um dos sistemas de mercado que há em vigor. Existe no mundo globalizado há pelo menos meio século, mas só agora se tornou tão evidente com a empresa TelexFREE, BBom, UP Essência, Polishop, dentre outras. Para quem ainda não conhece, o Marketing Multinível é um sistema de rede, onde o modelo comercial é de forma sustentável. É um marketing que tem como sistema a distribuição, movimentando assim os bens e os produtos que são vendidos através de uma rede, onde todos são contratantes independentes. É um modelo de vendas diretas e atua no mercado com outros nomes, como: Marketing de Mídias Sociais (MMS), Marketing Multinível (MMN), Marketing de Rede (MR) e Multi Level Marketing (MLM).

Marketing Multinível

Marketing Multinível

Como funciona o Marketing Multinível?

Esse tipo de estratégia de mercado é geralmente usado por uma empresa, que pode ser distribuidora, fabricante ou importadora de produtos ou então de serviços. O crescimento da sua rede consegue ser limitado, variando assim com a quantidade de pessoal responsável pelas vendas. Sendo assim, para que consiga aumentar a sua presença dentro do mercado, é necessário que tenha mais pessoas trabalhando para revender seus produtos. Para que tenha mais pessoas na sua rede, o usuário recebe um incentivo, uma bonificação, um prêmio que é dado para agir como bonificação por cada um que integrar-se à sua rede. Quando o usuário indicar, a cada venda que o indicador fizer, você ganha também uma pequena porcentagem em cima, como forma de incentivar a sua busca por outros novos profissionais. Assim o usuário vai formando sua rede de vendedores. Eles operam com a seguinte estrutura:

– Presidente e CEO
– Vendas
– Marketing
– Operações
– Suporte Administrativo
– Desenvolvimento do produto
– Departamento de suporte

Muitas pessoas criticam e duvidam de sua eficácia. Alguns questionam ainda a credibilidade da empresa que usa esse sistema de mercado, outras acreditam que só usuários conseguem vender com excelência os produtos que consomem e, além disso, o incentivo vem para auxiliar as vendas.

Comparação com a Pirâmide Financeira

Vale a pena ressaltar que MMN não é pirâmide financeira, e que a última funciona sob forma de golpe e é proibida no Brasil. Contudo, algumas empresas tem mascarado sua ilicitude falando que atuam com Marketing Multinível no Brasil. Sendo assim, a sua diferença básica consiste em observar basicamente o produto. Na pirâmide, ou não tem produto, ou o produto é superfaturado. Exemplo: se compra um produto no valor de R$ 100 uma fita cassete, ou seja, algo ultrapassado, que se encontra no mercado por 5 ou 6 vezes menos valorizado. No MMN, o produto é útil e o preço é justo, além de que, se consegue informação da empresa e sua idoneidade na Internet, por meio do seu site oficial.

Marketing Multinível X Pirâmide Financeira

Marketing Multinível X Pirâmide Financeira

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Marketing Multinível no Brasil: O que é?

  1. Antonio Da Net disse:
    Excelente artigo! Sim, claro que o Marketing Multinível da renda e muitas vezes ate vira Plano A para muitas pessoas. Porem, muito cuidado com as piramides! Se você não sabe qual a diferença entre a Pirâmide Financeira e Marketing Multinível, esse artigo e para você. Aprenda e fica atento!Ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *