Você está em Noticiaki > Notícias > Memórias Reveladas: Arquivo Nacional

Publicado por EM Brasil| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h27m

Memórias Reveladas: Arquivo Nacional

Já ouviu falar no projeto Memórias Reveladas? Denominado de Memórias Reveladas, o Centro de Referência das Lutas Políticas de 1964 à 1985, tem como iniciativa a casa civil da Presidência da Republica, e tem como responsável de coordenação o Arquivo Nacional e seu principal patrocinador é a Petrobras. O principal objetivo do projeto é conseguir elaborar um banco de dados que contenham as informações dos arquivos e que o mesmo seja colocado à disposição da sociedade de forma gratuita e online. O mesmo registra parte do marco das lutas políticas ocorridas no Brasil, principalmente, durante o golpe militar de 1964. Para quem não se lembra, no ano de 1964 aconteceu o Golpe Militar e instalou-se a ditadura.

Memórias Reveladas

Memórias Reveladas

Foram anos e anos de abuso de poder por parte dos militares, bem como de diversos desaparecimentos e exonerações, onde a atual presidenta da Republica, Dilma Roussef, fora uma das praticantes do ativismo político. Ela recentemente utilizou o termo “Coração Valente” em sua campanha política, para remeter aos tempos em que era guerrilheira. Na época, não somente os estudantes saíram às ruas para protestar contra o sistema de Governo implantado sob as armas de fogo e o caos. Podemos analisar as músicas, teatros e novelas da época que veremos o movimento conhecido como Tropicália.

Era uma forma dos músicos se manifestarem contra tudo o que estava acontecendo, já que na época o poder de censura era muito forte e a liberdade de expressão já não existia mais. Muitas pessoas desapareceram após protestarem contra o que acontecia com o Governo nacional. Outros foram perseguidos e mandados para fora do país, em forma de exílio político. Os manifestos nas ruas pediam que o Governo fosse popular e não ditatorial. O povo não exercia e nem praticava seus direitos previstos na constituição e qualquer um que se opunha ao Governo era visto como ameaça. Muitos assassinatos na época foram cometidos e simulados para parecerem como suicídio, entre eles jornalistas, radialistas e a oposição mais árdua contra o sistema.

O fim desse período veio com o “Diretas Já”, onde estudantes de todo o Brasil saíram as ruas pedindo maior participação do povo no Governo, derrubando esse sistema e implementando a democracia, essa que vemos até os dias de hoje. A importância do projeto é tamanha! Passaram-se 50 anos dessa fase e muitas pessoas parecem não entender o que de fato aconteceu em nosso solo, não entendem a importância do voto, não compreendem quantas pessoas morreram ao lutar pelo direito que hoje, e algumas pessoas desperdiçam este direito conquistado sob guerras, lutas e mortes. O slogan da campanha é um dos mais fortes, e que nos remete a um mar de pensamento: “Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça”.

Ao acessar o site oficial do projeto Memórias Reveladas através do endereço eletrônico www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br, o cidadão brasileiro consegue visualizar fotos do movimento, fotos do exilados políticos, documentos secretos dá época, manifestação artística local, e muito mais! É um banho de história dado gratuitamente aos brasileiros. Ao navegar pelo site e pesquisar as histórias envolvidas, é possível conhecer a fundo o AI-5 (Ato Institucional 5) que fora a gota d’água para a explosão do movimento social contra a opressão. Confira!

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *