Você está em Noticiaki > Bem Viver > Meningite – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 16/02/2012 às 15h45m

Meningite – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Sintomas da Meningite

A Meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causados por vírus e bactérias. Normalmente, as maiores vítimas são crianças de até 6 anos de idade, principalmente porque não possuem um sistema imunológico fortalecido. Outro grupo bem vulnerável são os de idosos e imunodeprimidos.

Meninges

Meninges

Causas da meningite

A meningite é causada por uma infecção viral ou por microrganismos, sendo bactérias, fungos e parasitas os maiores causadores da doença. A doença pode resultar de várias causas não infecciosas. A prevenção da meningite é feita com vacinas em crianças menores de 2 anos, mas ainda não existem vacinas para certos tipos da doença. O importante é que, assim que os sintomas forem detectados, procurar ajuda médica o quanto antes.

Transmissão da meningite

A transmissão da meningite ocorre através de gotículas da tosse, espirro ou beijo da pessoa infectada. Algumas pessoas podem conter o meningococo na garganta e transmiti-lo para outra pessoa sem estar doente. A meningite pode atingir pessoas de todas as idades, sendo que a maior incidência da doença ocorre entre as crianças com menos de 5 anos de idade.

Sintomas da meningite

Os sintomas da meningite podem facilmente ser confundidos com os de uma gripe normal. O vírus da meningite é transmitido através do contato direto com a saliva da pessoa infectada, o que leva a bactéria para o sistema circulatório após cinco dias do contágio. Os sintomas da meningite em crianças de até um mês, são: choro em excesso, febre, sonolência e estufamento da moleira, como se houvesse um galo na cabeça da criança. Para crianças acima dessa idade, a criança tem dificuldades de movimentar a cabeça, e a partir dos cinco anos de idade, a pessoa tem febre, rigidez na nuca e vômitos em jato.

Tratamento da meningite

O tratamento da meningite é considerado uma emergência, especialmente se for de origem bacteriana. O tratamento deve ser iniciado rapidamente com o uso de antibióticos para administrar as vias endovenosas. É importante saber o paciente corre risco de vida em casos de meningite aguda e pode até mesmo apresentar sequelas graves. Em casos de meningite crônica, como a provocada pela tuberculose, o tratamento deve ser realizado com medicamentos via oral.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *