Você está em Noticiaki > Bem Viver > Micose – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 08/02/2012 às 11h23m

Micose – Causas, Sintomas e Tratamento

Micose

As micoses são causadas por fungos que geram infecções sem serem detidos pela resistência do organismo. As micoses podem ser classificadas em relação ao tecido que colonizam: Micose superficial, micose cutânea, micose subcutânea e micoses sistêmicas. As micoses superficiais se limitam às camadas externas da pele e cabelo. A tinea é um exemplo de micose superficial que afeta principalmente costas, braços, peitos e pernas. A maioria dos adultos possui o fungo que causa esse tipo de micose e são saudáveis. Para que a micose fique visível através de manchas, alguns fatores devem influenciar o seu aparecimento como a umidade do ar ou anormalidades hormonais ou na imunidade da pessoa.

Micose

Micose

Causas da Micose

Geralmente causadas por piercing pelo qual os fungos penetram no interior da pele, esse tipo de micose é difícil de ser tratada e precisa de uma cirurgia para tratamento da infecção. As micoses sistêmicas podem ser decorrentes de patógenos primários ou oportunistas. As micoses sistêmicas decorrentes de patógenos primários surgem nos pulmões e podem se disseminar até outros órgãos. A micose sistêmica decorrente de patógenos oportunistas infectam pessoas com baixa imunidade como quem tem AIDS, câncer metastático ou alteração na flora normal por causa do uso de antibióticos. Algumas micoses oportunistas são candidíase, aspergilose e criptococose.

Sintomas da Micose

O principal sintoma da micose é a coceira. As micoses cutâneas se estendem em forma de manchas ou bolhas no interior da epiderme como em cabelos e unhas. Os dermatófitos são os organismos que causam essa micose e se restringem ás camadas queratinizadas do cabelo, unhas e pele. As micoses subcutâneas atingem a derma, músculo, fáscia e tecidos subcutâneos.

Tratamento da Micose

O tratamento para micose deve ser realizado por um profissional e feita através de medicamentos anti fungos. Um agente tópico ou sistêmico pode ser usado no tratamento dependendo do tipo da infecção. Fotoferese ou fotoquimioterapia é uma técnica feita em consultórios de dermatologia para tratar micoses.

Prevenção da Micose

Para a prevenção de micoses, mantenha a pele sempre limpa e seca, através de uma boa higiene. Após o contato com outras pessoas ou animais, lave as mãos para evitar a micose, já que as infecções causadas por fungos são contagiosas. Lave bem as roupas após o uso, pois podem conter sujeiras e suor que permitem a aparição de fungos.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *