Você está em Noticiaki > Notícias > NFe Nota Fiscal Eletrônica – Consulta

Publicado por EM Brasil, Economia

NFe Nota Fiscal Eletrônica – Consulta

Nota Fiscal Eletrônica

Tratamos por Nota Fiscal Eletrônica, ou NF-e, tal como é popularmente chamada, o documento fiscal que é emitido e armazenado de forma eletrônica, ou seja, possui existência somente digital. Desta forma, a Nota Fiscal Eletrônica tem como principal objetivo promover a documentação da operação de circulação de bens e serviços entre duas partes distintas, garantindo desta forma a assinatura digital tanto do emissor quanto do receptor, para fins de validade jurídica da transação. Em outras palavras podemos descrever a Nota Fiscal Eletrônica como um documento capaz de comprovar, mesmo que digitalmente, uma operação entre duas partes.

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica

Esta forma de fiscalização tributária entrou em vigor no Brasil no dia 15 de setembro de 2006 e veio à tona como alternativa à nota fiscal impressa nos modelos 1 e 1A. Há a possibilidade futura de que esta forma de fiscalização venha a substituir outros modelos de notas fiscais que ainda circulam no país, tendo em vista a efetividade que vem sendo atingida em substituição aos modelos 1 e 1A por parte da NF-e atualmente. Sem dúvidas é um modo eficiente e ágil, tanto para o fisco quanto para as partes envolvidas em operações de circulação de produtos e serviços nas mais diversas áreas de atuação.

Existe atualmente um protocolo em andamento com o intuito de ampliar a obrigatoriedade de utilização da Nota Fiscal Eletrônica para os contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que satisfizerem alguma das seguintes situações: fomentam atividades industriais, fomentem atividades de comercio atacadista ou de distribuição, realizam saídas de produtos para outros estados ou forneçam produtos destinados à Administração Pública. Desta forma, quaisquer empresas que se enquadrem em alguma dessas situações são obrigadas a utilizar deste sistema, independentemente do tamanho e área de atuação.

Para realizar a consulta da Nota Fiscal Eletrônica, basta acessar o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica no endereço eletrônico www.nfe.fazenda.gov.br e na aba serviços mais acessados acessar o link Consultar NF-e Completa. Na tela que se abre, basta inserir a chave de acesso que está presente no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). Feito isso basta digitar os caracteres que podem ser vistos na imagem à direita e clicar sobre o botão continuar. Pronto, desta forma você pode estar realizando as consultas das NF-e que forão emitidas para um maior controle sobre as transações de seu negócio.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *