Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Nomes para Passarinhos de Estimação

Nomes para Passarinhos de Estimação

Nomes para Pássaros

Os passarinhos de estimação são comuns entre os brasileiros já a muitos anos, pois é comum encontrarmos casas com inúmeras gaiolas contendo pássaros das mais diversas cores e raças. Na família das aves existem inúmeras espécies, porém, a classe que podemos denominar de domesticada é passeriformes, onde se encontra os denominados pássaros canoros. Trata-se de aves com o porte pequeno, que consegue se adaptar muito bem a gaiola, tendo como principal característica os cantos livres, com sons emitidos durante o dia todo.

Canário do Reino

Canário do Reino

Dentre os pássaros canoros criados em cativeiro e liberados pelo Ibama, está o canário-do-reino, encontrado em casa de aves e em diversas cores, com cantos frequentes e longos. Outro pássaro muito encontrado nas residências, não canoro, mas sim coloridos, é o periquito, também encontrado em casas de aves em inúmeras cores, com uma beleza que impressiona. Existem ainda os pássaros silvestres, nativos da flora brasileira, que exigem cadastro no Sispass Ibama para criação em cativeiro. Os pássaros nativos brasileiros mais encontrados nas residências brasileiras são o Canário da Terra, Coleira, Trinca-Ferro, Pássaro Preto, Bigodinho, Tico-Tico, Tizil, Pássaro Preto, dentre outros.

Trinca Ferro

Trinca Ferro

Muitas pessoas não colocam nome em seu pássaro de estimação por acreditar que esse animal não corresponde a sons, diferente de um cachorro, o pássaro pode não corresponder com ações comuns, como no caso de chegar próximo da pessoa ou fazer algum tipo de carinho. Porém, quando o pássaro já está acostumado com seu nome, o mesmo fica inquieto quando seu dono aproxima chamando seu nome, em alguns casos em especial, onde o pássaro vive solto, o dono chama e o pássaro vem até seu encontro, mas esses são apenas casos isolados, na maioria dos casos os pássaros não tem esse tipo de reação.

Coleiro

Coleiro

Alguns pássaros livres criados no Brasil são a Calopsita e o Papagaio, pássaros que são domesticados e adestrados facilmente e logo retribuem o carinho de seus donos com sons e atitudes específicas. A calopsita pode ser criada e comercializada livremente por todo país, podendo ser encontrada em casas de aves. Já o papagaio não pode ser comercializado, pois trata-se de uma ave silvestre, nativa da flora brasileira, que só pode ser adquirida de criadouros cadastrados no Ibama, onde o pássaro é comprado e juntamente com ele, traz uma anilha em uma de suas patas, com o número de identificação e registro no Ibama, além da nota fiscal.

Papagaio

Papagaio

Nomes para Passarinhos de Estimação

Preparamos uma lista de nomes para passarinhos de estimação, caso ainda não tenha um nome: Aramis, Axis, Ayron, Arnold, Astor, Astra, Brutus, Biss, Bob, Bola, Bok, Brenda, Bianca, Byte, Bat, Bally, Barão, Betina, Buffy, Candy, Chips, Chocolate, Chiquita, Class, Cleópatra, Cyndi, Cappo, Cindy, Dusa, Dexter, Daiany, Davis, Duende, Darling, Doma, Dick, Dasco, Dido, Dipsy, Elky, Enia, Eva, Estrella, Einstein, Elfi, Easy, Electra, Fronze, Fumaça, Fuzzy, Free, Filete, Gigi, Gula, Godzilla, Gol, Guri, Gorda, Gaspar, Joy, Jolli, Jet, Joana, Júnior, Jenny, Just, Jasper.

Dicas e Cuidados com a criação de Pássaros

O passarinho de estimação não requer cuidados em especial, por ser um animal independente, as pessoas acabam tendo que prender o animal em uma gaiola, sendo necessário apenas alimentar o pássaro com ração apropriada e água, sendo dois itens que de forma alguma podem faltar. Porém, o passarinho tem o organismo muito frágil, que se fragiliza ainda mais com o stress causado pela gaiola. Profissionais afirmam que ao prender o passarinho, o mesmo fica com o stress muito alto, pois não tem espaço para voar e gastar suas energias, isso acaba criando uma tendência para problemas de saúde. Justamente por isso, o proprietário precisa estar sempre atento a qualquer reação do passarinho, pois caso note algo errado, é necessário procurar um veterinário. Aconselha-se manter os pássaros de estimação em gaiolas voadeiras, que são gaiolas maiores com espaço para que eles possam voar livremente.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

1 Comentário

  1. natacha da silva disse:
    muito legal o nome dos passaros mas nao achei um pra o passaro daqui mas vou comtinuar a procura bjs

Gostou? Deixe seu Comentário