Você está em Noticiaki > Notícias > Nova Gramática da Língua Potuguesa

Publicado por Boca Nogueira EM Brasil, Educação | Atualizado em: 24/05/2011 às 19h16m

Nova Gramática da Língua Potuguesa

Nova Gramática

Antes do fim de seu mandato, o presidente Luis Ignácio Lula da Silva, sancionou a lei que obriga a mudança na gramática da língua portuguesa, a lei passou a vigorar em 1º de janeiro de 2009, porem existe uma fase de adaptação, as regras que existem atualmente, serão validas até 2012. A intenção dessa lei, é unificar a ortografia da língua portuguesa nos diferentes países que a utilizam, hoje no mundo, existem nove diferentes países que tem como língua oficial o português, alem do Brasil, Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Nova Gramática

Nova Gramática

No Brasil, apenas 0,6% das palavras serão modificadas, as principais mudanças serão a eliminação do trema e de alguns acentos, alem disso, novas regras serão adotadas para o uso do hífen, com está é a quinta vez que a língua portuguesa tem sua ortografia modificada, visando sempre a unificação das grafias. Segue abaixo as todas as mudanças que passaram a partir de 2012, a vigorar pra nós brasileiros.

O Alfabeto passará a ter 26 letras, com a introdução das letras “K” “W” e “Y”
Trema – O trema não será mais utilizado, ele só aparecerá em nomes próprios e derivados, lingüiça, tranqüilo, cinqüenta, por exemplo, deixaram de ter o trema, o acento continua a ser utilizado em palavras que sejam derivadas de outros países, Bündchen por exemplo, continua com o trema.
Acento Agudo – O acento não será mais utilizado nos ditongos ei e oi de paroxítonas (que possuem acento tônico na penúltima silaba), as palavras oxítonas que terminam com éis, éus, ói, éu, óis, continuam com o acento, palavras paroxítonas com u e i tônico perdem o acento se vierem logo após o ditongo, porem permanece se a palavra for oxítona o, e, i ou o u estiverem seguidos de um s no final.
Acento Circunflexo – Palavras com hiato no final “oo”, passarão a não ter mais o acento (ex: enjoo), terceira pessoa do plural do subjuntivo ou do indicativo dos verbos ler, crer, dar e ver também não terão mais o acento. (ex: creem, leem, veem, deem).
Acento diferencial – Palavras escritas da mesma forma, antes diferenciadas pelo acento, agora serão escritas da mesma forma. (ex: pêlo e pelo, serão escritos ambos como pelo)
Hífen – Não será utilizado em dois diferentes casos, se a primeira palavra terminar em vogal, e a segunda palavra iniciar com uma vogal diferente (ex: extra-escolar) ou quando a primeira letra da segunda palavra for iniciada com s ou r, nesse caso essa letra se duplicará (ex: contrarregra), será atribuído o hífen se o primeiro elemento, terminar com a mesma letra da inicial do segundo elemento (ex: micro-ondas).


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *