Você está em Noticiaki > Educação > O que é Marketing Pessoal no Mercado de Trabalho

Publicado por EM Educação, Empregos| Atualizado em: 17/06/2015 às 23h29m

O que é Marketing Pessoal no Mercado de Trabalho

Marketing Pessoal nada mais é que maneiras, estratégias de mostrar habilidades profissionais, seja citando exemplos, fatos e características pessoais ou adquiridas ao longo da vida profissional. Assim, quem quer chamar a atenção e conquistar uma vaga de emprego deve saber usar devidamente o marketing pessoal para tais fins. Assim como empresas utilizam do marketing para valorizar e vender seus produtos, o profissional que deseja crescer no mercado tem que fazer a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira. O marketing pessoal passou a ser usado quando a competitividade dos candidatos, independente da área de atuação, mostrou-se muito igual, ou seja, as pessoas a fim de se destacarem, passaram a ter as mesmas habilidades umas das outras.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Então, o plano B para chamar a atenção, foi usando a propaganda de si mesmo. Muitos candidatos que têm ótima formação profissional e experiência naquilo que procuram, acabam prejudicados e saem sem conseguir uma vaga de emprego porque não sabem fazer o marketing pessoal, ou pior, não têm características básicas que compõem a estratégia, ou falam de menos, acabam se enrolando e se atrapalhando ou exageram e falam mais que o necessário. É importante frisar que não é contando mentiras, sendo puxa-saco ou inconveniente que irá conseguir destacar seu lado profissional. É preciso saber como fazer. Não tem ideia disso? Então, aqui vão algumas dicas para fazer o marketing pessoal no mercado de trabalho.

10 mandamentos do Marketing Pessoal

1. Liderança – Saiba ter postura e atitude de um líder. Habilidade de influenciar as pessoas e formar opinião.

2. Confiança – Passar para empresa que ela sempre pode confiar em você, independente da situação.

3. Visão – É saber o que e por que está fazendo tal coisa. Além disso, sugerir mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o dos colegas. Tenha pequenas ideais.

4. Espírito de equipe – Ofereça ajuda mesmo sem ser solicitado.

5. Maturidade – Saiba resolver conflitos sem causar mais confusão.

6. Integridade – Sem ambição, faca o seu trabalho sem prejudicar os outros.

7. Visibilidade – Não tenha medo, seja o primeiro a levantar a mão quando seu chefe precisar de um voluntário.

8. Empatia – Saiba elogiar e reconhecer o bom trabalho dos colegas.

9. Otimismo – Seja otimista mesmo nas piores situações.

10. Paciência – Seja paciente todos os dias, não espere que todos os bons resultados venham de uma só vez. Que você consiga logo uma promoção e aumento de salário.

Tendo essas dez características, com certeza terá meio caminho andado e muito destaque. Depois é só treinar como demonstrar, expor tudo isso em público. Uma boa forma de começar a analisar se sabe mostrar positivamente o que aprendeu, é pensar na sua aparência, ou seja, suas roupas, a forma como fala e se comunica, e sua postura diz muito sobre a sua pessoa. Evite peças decotadas, sujas, amassadas, curtas ou justas demais. Fale calmamente, observe o tom de voz e a velocidade da sua fala.

Marketing Pessoal no Mercado de Trabalho

Marketing Pessoal no Mercado de Trabalho

Tenha sempre organização e limpeza no seu local de trabalho, principalmente no espaço que é só seu. Para ajudar a trabalhar tudo isso, duas reflexões são muito importantes: “Que tipo de imagem estou passando?” e “Quando as pessoas pensam em mim que tipo de imagem ou características elas têm vinculada ao meu modo de ser?” Pensando e treinando sobre todas essas dicas, certamente será um profissional capacitado e com ótimo conhecimento para fazer o marketing pessoal. Vá treinando todos os dias e não tenha pressa, seja paciente e persistente. Boa sorte.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *