Você está em Noticiaki > Bem Viver > Obesidade Infantil – Tratamento, Como Evitar e Cura

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Obesidade Infantil – Tratamento, Como Evitar e Cura

Obesidade Infantil

A obesidade infantil tem sido um problema que vem atingindo grande parte das crianças do mundo todo. Os pequenos estão sujeitos a um risco para a saúde muito grande devido aos quilos a mais. A causa desse problema está relacionada à alimentação inadequada e à falta de exercícios físicos. As consequências da obesidade são o impacto na auto estima, problemas ortopédicos, infecções de pele e respiratórias e cirrose hepática. A chance de uma criança obesa continuar obesa na idade adulta chega a ser de 30% pois as células adiposas ficam cada vez mais cheias de gordura até que estourem e se multipliquem, sendo assim é mais provável que a criança engorde cada vez mais até chegar à adolescência e á fase adulta.

obesidade

obesidade

Tratamento da Obesidade Infantil

O tratamento da obesidade consiste na readaptação alimentar e a prática de exercícios, já que uma alimentação de forma errada e o sedentarismo são as maiores causas do problema. A educação nutricional, o aumento da atividade física e a mudança de condutas são portanto os métodos mais utilizados contra a obesidade. A terapia da conduta é baseada no autocontrole para que a criança receba estímulos e reforço social, melhorando dessa forma sua autoestima e combata a ansiedade e o abatimento, que são responsáveis pelo aumento do peso da criança.

Como evitar a Obesidade Infantil

Para evitar a obesidade é preciso ter hábitos alimentares saudáveis, como frutas e sucos naturais. Evite refrigerantes e massas em excesso. Os pais da criança devem ter uma alimentação balanceada, pois são o espelho para os filhos, normalmente os pequenos seguem os hábitos dos pais durante as refeições, portanto reeducar a alimentação em casa é essencial para evitar a obesidade. A prática de exercícios físicos deve ser estimulada desde a infância, no entanto é preciso que seu filho faça alguma atividade física da qual goste, para que não se sinta obrigado a realizar os exercícios e o faça motivado para continuar por um longo tempo.

Cura da Obesidade Infantil

A obesidade tem cura desde que o tratamento seja seguido corretamente. Conhecer as condutas da criança e seus hábitos alimentares são um dos principais pontos para o início do tratamento. Em seguida deve ser feito um levantamento do que pode ter causado a obesidade na criança. A alimentação deve ser mudada, seguindo uma dieta controlada por uma nutricionista. Da mesma forma, a criança deve realizar atividades físicas regularmente que são aplicadas paralelamente à dieta. O início das atividades possui movimentos mais leves que vão se intensificando conforme o tempo. A criança deve permanecer menos tempo em frente á televisão e é importante saber que medicamentos contra a obesidade não são totalmente efetivos. Outro ponto essencial para a cura da obesidade é reconhecer que cada criança possui um tratamento diferente conforme o caráter, interesse, disposição e possibilidade de cada criança.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *