Você está em Noticiaki > Educação > OBMEP 2014: Inscrição, Data, Premiados e Resultado

Publicado por EM OBMEP| Atualizado em: 09/06/2015 às 23h20m

OBMEP 2014: Inscrição, Data, Premiados e Resultado

Em 2014 acontece a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que nada mais é do que um projeto que fora criado com fins para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todas as escolas do nosso país. A mesma é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e também pelo Ministério de Educação (MEC), e quem faz a realização da mesma é o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com todo o suporte e apoio dado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

OBMEP 2014

OBMEP 2014

A mesma vem sendo voltada para a realização em escolas públicas, por seus professores e estudantes, e tem como objetivo firmar o compromisso de excelência com o valor no ensino público, fazendo com que os jovens entendam a importância da educação na matemática aplicada em seu futuro, coisa que nem sempre os jovens conseguem entender. A OBMEP é focada a ser aplicada entre os alunos de 6º ao 9º ano do Ensino fundamental e também aos alunos do ensino médio das escolas da rede estadual, federal e municipal.

A classificação acontece de acordo com as notas que os estudantes conseguem tirar nas provas e assim sendo, escolas recebem sua premiação equivalente as notas. A partir do ano de 2012, o critério foi inovado. As escolas que fazem parte dessa seleção, disputam apenas 20% das medalhas de ouro (entre 6º e 9º ano e 50% no ensino médio (1º, 2º, 3º colegial), os restantes, respectivamente, 80% e 50% servem como cotas reservadas a escolas que não fizeram seleção para serem admitidas. Assim sendo, professores, escolas e secretarias acabam competindo também para conseguirem receber algum tipo de premiação.

Divisão de Níveis da OBMEP 2014

– Nível 1: nível destinado para alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental, e ainda que esteja cursando no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

– Nível 2: nível destinado para alunos matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental , e ainda que esteja cursando no ano letivo que corresponda ao das realizações das provas.

– Nível 3: nível destinado para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio, ou ainda que esteja cursando no ano letivo que corresponda ao da realização das provas.

Fases da OBMEP 2014

A OBMEP 2014 também é aplicada em duas fases distintas:

a) Prova de múltipla escolha: Nesta fase participam todos os alunos que foram inscritos por suas escolas.
b) Prova discursiva: Nesta fase participam aproximadamente 5% dos alunos que tiveram melhor desempenho e que foram convocados para a participação desta etapa.

Inscrição OBMEP 2014

Para quem desejar se inscrever, saiba que as inscrições da OBMEP 2014 estará aberta até o dia 21 de março de 2014, através do site oficial da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que poderá ser acessado por meio do endereço eletrônico www.obmep.org.br, onde o aluno poderá também estudar por provas de anos anteriores e fazer com que a sua nota seja ainda maior. As provas da primeira fase acontecerão no dia 27 de maio (terça-feira) e a segunda fase da prova da OBMEP 2014, será no dia 13 de setembro. Boa Sorte!

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *