Você está em Noticiaki > Notícias > Padrão de Plugues e Tomadas

Publicado por EM Brasil| Atualizado em: 18/11/2009 às 17h57m

Padrão de Plugues e Tomadas

Padrão de Plugues e Tomadas – A partir de 2010 um novo padrão de plugues e tomadas será implantado no Brasil, visando a maior segurança dos brasileiros. Atualmente existem mais de 10 modelos diferentes de plugues e tomadas, sendo que algumas expõem os usuários a riscos de choques elétricos e/ou sobrecargas na instalação elétrica, além de algumas causarem um desperdício de energia através da dissipação de calor. Cada país possui o seu padrão, e no Brasil não poderia ser diferente, então a Associação Brasileria de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu um padrão diferente do atuais e com maior segurança, e garante ainda que é conectável em 80% dos aparelhos eletrônicos atuais.

Padrão de Plugues e Tomadas

Padrão de Plugues e Tomadas

A vantagem do novo padrão de plugues e tomadas é a eliminação no risco de choques elétricos e a eliminação do desperdício de energia. No novo padrão o usuário não fica exposto aos conectores de metal, já que os plugues são adaptados dentro de uma cavidade que recebem os conectores. Como já foi citado, 80% dos aparelhos elétricos atuais se adequam ao novo padrão, porém os 20% que não se encaixarem, terão de utilizar adapatadores para a ligação dos equipamentos.

Padrão de Plugues e Tomadas

Padrão de Plugues e Tomadas

O novo padrão de plugues e tomadas consistirá em 3 conectores, onde 2 deles são os de alimentação (positivo e negativo) e o terceiro será o pino de aterramento. Para as casas que não possuem aterramento, é necessário se adaptar, porém não é obrigatório, já para as novas edificações, será obrigatório a instalação de aterramento, seguindo os parâmetros da lei 11.337 de 26 de julho de 2006. As imagens foram retiradas do site do Inmetro.

Padrão de Plugues e Tomadas

Padrão de Plugues e Tomadas

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *