Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Pedra na Vesícula – Causas, Sintomas e Tratamento

Pedra na Vesícula – Causas, Sintomas e Tratamento

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula surge quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e substâncias na bile, o que permite a solidificação desta. A falta de água ou excesso de determinados componentes podem causar a doença, assim como colesterol. A vesícula é um órgão do sistema digestório que armazena o bile produzido pelo fígado. Quando a vesícula inflama, causa a Colecistite Alitiásica, que ocorre sem cálculos.

pedra vesícula

pedra vesícula

Causas da Pedra na vesícula

Os fatores de risco são: a idade, a partir dos 40 anos de idade; o sexo feminino, já que a doença é 3 vezes mais comum em mulheres do que homens; gravidez, na qual ocorre excesso de estrogênio; reposição hormonal pelo estrogênio; obesidade, mais comum em jovens do sexo feminino; histórico familiar; perda de peso com rapidez, principalmente através de dietas; diabete; cirrose; jejum prolongado que pode desidratar a vesícula; drogas, sendo elas Ceftriaxona, anticoncepcionais e fibratos; sedentarismo; doença de crohn e anemia falciforme.

Sintomas da Pedra na vesícula

Normalmente, as pedras na vesícula ficam alojadas e quietas sem causar nenhum problema, algumas vezes são tão minúsculas que saem juntamente com as fezes. Os problemas aparecem quando a pedra é maior que a saída da vesícula, pois desta forma o cálculo ficará preso e impedirá a drenagem à bile. O indivíduo se alimenta e o alimento chega ao estômago e em seguida ao duodeno. Logo depois envia sinais à vesícula para que ela se contraia e libere a bile para a digestão. É desta forma, que a pressão aumenta dentro da vesícula por estar com a saída obstruída, causando intensa dor.

Tratamento da Pedra na vesícula

Há três opções de tratamento da pedra na vesícula, sendo uma delas a cirurgia para a retirada do cálculo, a colecistectomia, feita normalmente nos pacientes que possuem cólica biliar ou outras complicações. Em casos de cálculo nas vias biliares ou pancreatite, deve ser realizada cirurgia para desobstrução das vias biliares. Nessa situação, a vesícula é retirada para evitar problemas futuros. O diagnóstico da doença é feito através da ultra-sonografia. Em pacientes com pedras que surgiram devido ao colesterol, tratamentos com medicamentos podem ser realizados para dissolver esse tipo de cálculo. Há também tratamentos com ondas de choque, similar ao feito com cálculo renal.

  • (nenhum voto até o momento)
Artigo publicado por: nas categorias: Dicas, Saúde

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>