Você está em Noticiaki > Bem Viver > Pielonefrite – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Pielonefrite – Causas, Sintomas e Tratamento

Pielonefrite

Pielonefrite é uma infecção do trato urinário causada pela penetração de germes que atingem os rins. A doença afeta as estruturas dos rins, incluindo túbulos, sistema interstício e recolector. Há dois tipos de pielonefrite, sendo eles agudo, causado por infecção bacteriana e crônico por infecções repetitivas que ao se conjugarem às reações do sistema imunitário levam ao quadro de lesões. Normalmente a doença é causada por bactérias e raramente por vírus e afeta mais bebês menores de 1 ano, com anomalias do sistema urinário, mulheres de meia idade e homens idosos, principalmente com hiperplasia da próstata.

Pielonefrite

Pielonefrite

Sintomas da Pielonefrite

Os sintomas da doença são dores na região lombar, na área abaixo da última costela, febre alta, ardência para urinar, sensação de urina quente, calafrios, urina escurecida, aumento da frequência das micções, vômitos e náuseas. O diagnóstico da doença é feito através da palpação e percussão dolorosa da região lombar. O exame de urina comum mostra a quantidade de leucócitos e eritrócitos, acusando ou não a doença.

Causas da Pielonefrite

A doença pode ser causada por vírus ou bactéria que podem atingir o rim através do sangue, penetrando a uretra, a bexiga e em seguida o ureter até chegar aos rins. Quando há malformação do aparelho urinário, ou seja, refluxo vésico uretral, na qual a urina retorna da bexiga para o rim, é mais favorável para a ocorrência da pielonefrite. Pedra nos rins ou outros tipos de obstrução também aumenta a probabilidade da doença.

Tratamento da Pielonefrite

O tratamento é realizado com antibióticos e baseia-se em testes de sensibilidade bacteriana, urocultura, apontando o germe causador e qual a medicação adequada. Exames como Urografia Excretória, ultrassom e tomografia computadorizada podem apontar a existência da doença. A correção de malformações ou cálculos renais pode ser necessária para a realização do tratamento da pielonefrite através de cirurgias. Para evitar a doença, é necessário ter uma vida saudável, ingerir muito líquido e tratar de modo adequado problemas relacionados ao aparelho urinário.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *