Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Piercing na Língua – Riscos, Cuidados e Cicatrização

Piercing na Língua – Riscos, Cuidados e Cicatrização

Piercing na Língua

Apesar de oferecer riscos à saúde, quando não é bem cuidado, o piercing na língua é atualmente, muito usual entre os jovens, tanto do sexo masculino, quanto feminino. O piercing na língua pode causar traumas nos dentes como trincas e fraturas, inflamações das fibras periodontais, mau hálito, retrações gengivais, alergias, inchaço, hemorragias, inflamações e feridas. A mucosa da boca é muito mais sensível que a da pele, por isso é preciso ter cuidados para evitar lesões e fazer uma boa higienização no piercing bucal.

Piercing na Língua

Piercing na Língua

A jóia deve ser longa e ter uma determinada espessura, de modo a poder consentir um eventual inchaço da parte e a sua perfeita cicatrização, e a mais usual é a barbell (uma aste com uma bolinha de cada lado). A língua oferece vários pontos para a escolha da perfuração, e esse deve ser analisado pelo piercer (profissional que realiza esse procedimento). O procedimento de colocação de piercing na língua segue da seguinte forma:

Colocação de Piercing na Língua

Colocação de Piercing na Língua

1) O profissional esteriliza a jóia antes de iniciar o procedimento;
2) Faz a assepsia com álcool a 70%;
3) Com o auxílio de um paquímetro, aquela área é medida e marcada com uma caneta, isso para que não ocorra o erro de perfuração;
4) Em seguida, com uma pinça cirúrgica, o profissional segura a língua, posicionando a jóia para o furo, com firmeza, porém, sem pesar a mão, para que não seja proporcionada dor;
5) Com a utilização de um cateter, faz-se a perfuração propriamente dita, retirando a agulha que foi utilizada no cateter para a perfuração, e o caminho que ficará no cateter, este ajudará o profissional à conduzir a jóia que será colocada.
6) Para finalizar, o cateter é retirado e a jóia fechada.

Cuidados com o Piercing na Língua

Cuidados com o Piercing na Língua

Existem alguns cuidados com o piercing na língua que são básicos, porém, devem ser seguidos à risca. Não ingerir alimentos gordurosos, carne de porco, chocolates, açaí, frituras, frutos do mar e ovos, são alguns, porém, a pessoa que coloca piercing bucal deverá se alimentar ao menos durante a primeira semana, de alimentos leves como sopas ou comidas bem amassadas, e tomar muito líquido, evitando a ingestão de alimentos apimentados. A higienização deve ser feita ao menos 3 vezes ao dia, com bochechos de anti-séptico bucal e com a receitinha caseira de salmora, água morna com pouco de sal, pois, este ativa a circulação, acelerando o processo de cicatrização.

Jóias Piercing para Língua

Jóias Piercing para Língua

A cicatrização do piercing na língua, varia de 4 a 6 semanas, dependendo do organismo de cada pessoa, e dos cuidados que o paciente terá com o local. A língua é uma das regiões do corpo que mais possuem vasos sanguíneos e nervos, sendo colonizada por bactérias, portanto, caso ocorra do piercing começar a inflamar ou infeccionar nessa região, o mesmo não deverá ser retirado, e o profissional que o colocou deverá ser procurado imediatamente, para auxiliar a pessoa nessa questão.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

1 Comentário

  1. mara daniela disse:
    gostei das dicas eu uso e amei voces nao sabem o quanto e bom

Gostou? Deixe seu Comentário