Você está em Noticiaki > Bem Viver > Pílula do dia seguinte

Publicado por EM Mulheres, Saúde| Atualizado em: 29/10/2009 às 22h40m

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte – É comum recorrer a pílula do dia seguinte após o rompimento do preservativo, estupros ou o esquecimento na hora de tomar o anticoncepcional para evitar uma gravidez inesperada ou indesejada, porém, alguns cuidados devem ser tomados pelas mulheres para não tornar o efeito contrário e acarretar problemas de saúde, visto que a pílula do dia seguinte não substitui a camisinha e/ou previne das doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV.

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é composta por dois comprimidos que devem ser ingeridos separados, sendo um 24 horas depois da relação e o outro 12 horas após a ingestão do primeiro comprimido. Após a ingestão a pílula age alterando o ambiente uterino ingerindo uma grande dose de hormônios que impede a fecundação, e caso a fecundação já tenha ocorrido, uma descamação acontece no útero impedindo a fecundação e provocando uma menstruação. Alguns efeitos colaterais são esperados como Diarréia, Dores de Cabeça, Sensibilidade nos Seios, Vômitos, Náuseas, Alterações Intestinais e a desrregularização do mecanismo hormonal do organismo.

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte

É importante ressaltar que se demorar a tomar a pílula após a relação, o efeito pode não surtir efeito e a gravidez acontecer, por isso, é importante sempre procurar a orientação do seu ginecologista que irá orientá-la da melhor maneira. Muitas pessoas consideram a pílula um método abortivo, porém segundo os médicos, isso não é verdade, porque acontece pouco tempo após a relação, quando a fecundação ainda não ocorreu completamente. A pílula do dia seguinte pode ser comprada em qualquer farmácia sem a necessidade da apresentação de receita médica e pode custar de R$ 10 à R$ 25. Para maiores informações acesse o site Portais da Moda que traz diversas perguntas e respostas sobre a pílula do dia seguinte.

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

4 Comentários em Pílula do dia seguinte

  1. Edson disse:
    A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz . O primeiro comprimido da pílula do dia seguinte deve ser tomado logo após a relação desprotegida e o segundo até 12 horas depois para se ter uma maior eficácia.
    A garantia da pílula se dá até 72 horas depois da relação, mas, com o passar das horas, sua eficácia se torna reduzida, ou seja, 95% nas primeiras 24 horas, 85% das 48 hs., e de 58% até 72 hs após a relação.

    Porém, se a mulher mantem uma vida sexual regular e usa a pílula de emergência como seu único contraceptivo, sua chance de engravidar será muito maior do que teria uma mulher que se utiliza dos métodos anticoncepcionais normais.

    A dose hormonal de dois comprimidos desta pílula é muito alta, equivalente a uma caixa com 20 comprimidos de um anticoncepcional normal.

    Portanto, o uso constante da pílula de emergência não é aconselhável.

    Quanto a ela ser abortiva ou não, isso é uma questão delicada, envolvendo princípios religiosos inclusive, mas para muitos cientistas, a concepção se dá após a nidação, ou seja, após o óvulo fecundado colar na parede do útero, e é isso que a pílula do dia seguinte impede que aconteça.

  2. Alessa disse:
    Estão enganado as pessoas. A pílula do dia seguinte é abortiva, pois impede q a célula ovo(óvulo já fecundado, portanto) se fixe no útero. Aborto é crime. Ninguém gostaria de ser abortado. Todos nós devemos nossa vida à lei anti-aborto. Cumpram a lei, caso contrário, ninguém levará a sério leis em nosso país. É por isso q vivemos o caos social no Brasil. As leis existem para nos proteger. Lula certamente seria abortado por sua mãe, se não fosse a lei anti-aborto, assim como muitos daqueles q hoje defedem tal prática hedionda.
  3. Cris disse:
    ola,se eu usar a pilula do dia seguinte sempre ke eu fazer amor,posso engravidar
    ou acontecer algum outro problema ?

    e outra coisa ke eu queria saber é se só meu namorodo usar camisinha e eu ñ ,posso engravidar ?

    e quais outros anticncepcionais posso tomar além da pilula do dia seguinte?
    porque meu maior medo é engravidar antes do tmp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *