Você está em Noticiaki > Bem Viver > Piolho – Tratamento, Transmissão e Sintomas

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 14/02/2012 às 12h20m

Piolho – Tratamento, Transmissão e Sintomas

Piolho

A pediculose é um problema de saúde que convive na sociedade há milênios, e muitas vezes é interpretada com preconceito pela população. O aparecimento do piolho na cabeça das pessoas não significa falta de higiene. Claro que melhorar os hábitos de higiene ajudam a evitar o problema, mas isso não impede que esses parasitas possam atacar.

Piolhos

Piolhos

Sintomas do Piolho

Os piolhos não avisam quando vão se instalar no couro cabeludo de alguém, portanto todo cuidado é pouco. O principal sintoma causado pelo aparecimento do piolho é a coceira. Normalmente, os sintomas que acompanham a coceira são irritação do couro cabeludo que desencadeia o surgimento de erupções na cabeça e atrás das orelhas. Em alguns casos mais graves, o piolho causa o aumento de gânglios linfáticos.

Transmissão do Piolho

É importante saber que o piolho não pula e não voa. A transmissão do piolho acontece através do contato pessoal ou objetos, como escovas de cabelo, pentes, roupas de cama, chapéus e toalhas. O parasita sobrevive por dois dias em um objeto, podendo ser transmitida para uma pessoa. Uma dica para evitar o problema é evitar o uso constante de bonés e pentes, e assim que suspeitar do problema, lavar com água quente e passar a roupa de cama a ferro. Os sintomas do Piolho surgem no mesmo dia do contágio ou no máximo no dia seguinte. A coceira surge quando o parasita começa a picar para se alimentar.

Tratamento do Piolho

A chave para o tratamento é a atenção a qualquer sinal de coceira, onde devemos examinar a cabeça à procura de piolhos e lêndeas. Quanto mais cedo o tratamento for feito, melhor e mais fácil é de eliminar os visitantes indesejados. Outra boa arma contra os piolhos é um pente bem fino, pois assim as ninfas e os adultos podem ser retirados ao pentear e jogados no vaso sanitário, ou um pote com álcool para matá-los. Também acontece dos dentes do pente fino danificarem as lêndeas, o que impedem que elas se desenvolvam, se tornando este um tratamento contra piolhos bastante eficiente. Há shampoos e medicamentos específicos para o tratamento contra o piolho.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *