Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Pis-Pasep: Consulta, Número e Cadastro

Pis-Pasep: Consulta, Número e Cadastro

Pis-Pasep

O Governo Federal em parceira com a Previdência Social do Brasil, tornou possível através de seu site a consulta Pis-Pasep, onde o trabalhador poderá visualizar seus benefícios diretamente através da Internet sem a necessidade de sair de sua casa. A vida do trabalhador brasileiro muda cada vez mais para melhor, pois são criados novos benefícios e leis que os favorecem, já que todos devem ser bem tratados para que possam fazer um bom trabalho. Atualmente existem tantos recursos voltados para os trabalhadores que alguns nem conhecem a maior parte deles, porém existem alguns que ninguém esquece, como por exemplo o Pis-Pasep que é o benefício que faz o pagamento dos direitos do trabalhador.

PIS-PASEP

PIS-PASEP

Os benefícios principais que são pagos para os trabalhadores através do Pis/Pasep são o Abono Salarial e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que são direitos do trabalhador e devem ser devidamente depositados pelas empresas empregadoras. Todo o trabalhador brasileiro que seja contratado de acordo com as normas e leis do Governo e com seu registro na carteira receberá o seu cartão do Pis que é uma espécie de conta bancária na Caixa Econômica Federal. Com esse cartão deverá ser solicitado pela primeira empresa a qual contratou o trabalhador com carteira assinada, assim o trabalhador já terá o acesso à sua conta de depósitos de benefícios.

Consulta Pis-Pasep

Para fazer a consulta Pis-Pasep basta acessar o site da CAIXA ou ligar para os números descritos abaixo, observando os locais mais próximos de sua localidade:

Consulta PIS

Regiões Sudeste, Nordeste e Norte ligue para 0800 285 0101
Regiões Sul e Centro–Oeste ligue para 0800 61 0101

Consulta Pasep

Capitais e Regiões Metropolitanas ligue para 4004-0001
Demais Regiões ligue para 0800 729 0001

Número do Pis

O número do Pis (Programa de Integração Social) é muito importante para todos trabalhadores brasileiros, pois para receber o FGTS ou o Seguro Desemprego, é necessário utilizar este número, que nada mais é que o número do cidadão no Programa de Integração Social. Para saber o número do Pis é muito simples, basta ir até a última página da sua carteira de trabalho, geralmente o número do Pis está anotado nesta página.

Caso sua carteira de trabalho não tenha este número na última página, basta acessar o site do DATAPREV INSS, tanto para consultar, quanto para cadastrar-se. Após acessar o site indicado, basta clicar na opção Inscrição e preencher um formulário, que solicitará os seguintes documentos: Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Nº do CPF e Nº do RG. Após preencher o formulário, clique em Confirma. Caso já seja cadastrado no Pis, uma nova janela se abrirá e nela estará visível o seu nome e o número do Pis.

Cadastro Pis

O cadastro no Pis é feito no site do Dataprev onde o cidadão deverá realizar o mesmo procedimento para consultar o número do Pis, onde será necessário acessar o site Dataprev e clicar na opção Inscrição e preencher um formulário que exige o Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Nº do CPF e Nº do RG do cidadão. Após realizar este cadastro, o cidadão terá acesso livre ao site onde irá consultar seu saldo ou até mesmo saber o seu número.

em>Atualizado em 29/09/2014 às 22h24min

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

25 Comentários

  1. airton jose galdino disse:
    tem muito tempo que nao pego meu pis e gostaria de saber quanto eu tenho para receber por favor
  2. marcel vinicius marciano de oliveira disse:
    sou aposentado e queria saber se posso cadastrar meu pis para o abono salarial e eu não tenho o numero e queria saber meu numero
  3. José Hailton Rodrigues disse:
    Eu estava com a carteira registrada em uma empresa depois sair sem justa causa e receber a minha recisão de contrato mais na hora de dar entrada no meu seguro estava constando que eu ainda estava empregado, o que faço e o que a empresa deve fazer pra resolver por favor isto está me dando uma dor de cabeça pq não posso dar entrada no meu seguro e muito menos me empregar em nenhuma outra empresa nessa situação ?…!!!
  4. vanda maria guimaraes disse:
    perdi minha carteira de trabalho e gostaria de saber como recupera-la,pois trabalhei muitos anos com carteira assinada e gostaria de saber se tenho direito ao pis.
  5. Rafaela disse:
    Eu já tenho cadastro no site, mas perdi meu numero.. e quando vou consultar, só aparece que já tem um cadastro no meu cpf, mas nao aparece o numero.. como faço para saber?

Gostou? Deixe seu Comentário