Você está em Noticiaki > Educação > Plataforma Freire MEC

Publicado por EM Educação, Internet| Atualizado em: 26/07/2011 às 16h30m

Plataforma Freire MEC

Plataforma Freire

A Plataforma Freire é um programa criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e é uma das formas mais facilitada dos professores da rede pública de ensino, se formarem completamente em sua área de ensino, alcançando um nível superior em seu currículo. Um professor de qualidade que exerce suas atividades em escolas tanto públicas quanto privadas devem possuir certificado e licenciatura, pois é assim que podemos ver que ele é capacitado realmente para oferecer seus serviços e assim ensinar seus alunos com conhecimentos exatos que serão utilizados em sua função.

Plataforma Freire

Plataforma Freire

Para professores da rede pública de ensino, o Governo oferece o curso para licenciatura através do Plano Nacional de Formação dos Professores do MEC ou também conhecido como a Plataforma Freire, que é onde são oferecidos cursos para professores que ainda não possuem licenciatura e nem são formados, porém, se um professor do exercício do magistério já possuir formação e desejar se formar em um outro curso, a Plataforma Freire MEC ainda permite ao professor se cadastrar novamente no site e participar de outros cursos, afim de aprimorar ainda mais o seu conhecimento e experiência para levar a seus alunos conteúdo e ensino de qualidade.

Os professores que podem realizar sua inscrição Plataforma Freire não podem possuir licenciatura em sua área de atuação e estar exercendo sua atividade. O nome Plataforma Freire surgiu após ser a criação do programa que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da rede de Educação Básica, combinado com o nome de um dos educadores brasileiros mais conhecidos e admirados do país, Paulo Freire. Contudo o programa já é um sucesso e tem servido como um dos pilares da educação brasileira, que utilizam-se da mesma para divulgar seus currículos e aperfeiçoar seus conhecimentos, através dos cursos de licenciatura disponíveis no site pelo Governo Nacional em parceria com o Ministério da Educação.

Plataforma Freire MEC

Plataforma Freire MEC

Para o ano de 2011 as inscrições já estão abertas, basta acessar o site da Plataforma Freire através do endereço eletrônico www.freire.mec.gov.br e se cadastrar para então ter acesso a todo o sistema, que além de melhorar a formação dos professores do país, ainda divulga diversa notícias informativas aos docentes brasileiros. A inscrição é muito fácil e rápida, bastando o professor preencher um formulário com seus dados pessoais básicos, como Nome, Endereço, Telefone, CPF, RG, Graduação, E-mail e ao final, criar uma senha de acesso ao site, com 4 letras e 2 números. Depois de cadastrado, o professor informa na página principal da Plataforma Freire o seu CPF e sua senha, e logo no primeiro acesso será necessário uma autenticação para que nos próximos acessos, o professor possa acessar o sistema sem nenhum problema.

Já na página principal da conta na Plataforma Freire do MEC, o professor se deparará com uma infinidade de ícones ilustrativos, que dão ao professor várias opções de cursos, programas educativos e aperfeiçoamentos básicos. Os estados onde haverão os cursos serão AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, SC, SE, TO. Por isso não perca tempo, fique atento as datas e as informações disponíveis no site Plataforma Freire para não perder nenhuma boa oportunidade de se aperfeiçoar. Confira abaixo um vídeo, onde o Ministro da Educação, Fernando Haddad, explica como funcionará a Plataforma Freire no Brasil:

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

6 Comentários em Plataforma Freire MEC

  1. auricelia floriano disse:
    gostaria de receber um artigo bem legal sobre o parfor. pois tenho que fazer alguns ajustes na minha monografia sobre esse programa.
  2. SUZANA RIBEIRO disse:
     QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO NA PLATAFORMA FREIRE….COMO FAZER…NÃO ENCONTREI NADA AQUI….GRATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *