Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Pneumonia – Causas, Sintomas e Tratamento

Pneumonia – Causas, Sintomas e Tratamento

Pneumonia

A Pneumonia é uma infecção que atinge e prejudica os pulmões, aproveitando-se de uma falha nos mecanismos de defesa do organismo, atuando diretamente nos tecidos pulmonares e seus alvéolos. As pessoas que sofrem deste mal, adquiriram esta doença por meio da inalação de algum microorganismo mal, como vírus, bactéria, fungo ou parasita, que é diretamente enviado para um ou ambos pulmões. Esta não é uma doença contagiosa, portanto não a perigo de transmissão, mas é importante estar atento aos seus sintomas para que a pessoa infectada possa ser tratada o quanto antes por um especialista.

Pneumonia

Pneumonia

Com tantos desastres e poluições que a Terra vem sofrendo, isso também ocasiona e alastra algumas doenças que são rapidamente percebidas nos seres humanos. Um dos fatores principais e mais comuns para que o organismo fique debilitado e adquira uma doença, são as mudanças climáticas, que acontecem de uma hora para a outra prejudicando a saúde dos seres humanos. A pneumonia por sua vez é uma das doenças que deixa muita gente de cama e é perigosa se não for cuidada, podendo levar o paciente a óbito. São três os tipos de pneumonia, a pneumonia bacteriana que é causada por inalação de bactérias; pneumonia viral causada por inalação de vírus; e pneumonia por parasitas ou fungos causada pela inalação dos microorganismos citados no nome da doença.

Nós não percebemos, mas nossos pulmões trabalham constantemente limpando e eliminando invasores de nosso organismo, pois seus sistemas de defesa fazem uma limpeza geral mantendo apenas o que é bom para a pessoa, como o oxigênio, porém quando não consegue eliminar completamente esses invasores, começam a surgir doenças e problemas, como a pneumonia, gripe, gripe A, alergias, dentre outras. Veja abaixo quais são os sintomas da Pneumonia, assim se você perceber algum destes sintomas em você próprio, ou amigos, é recomendado que procurare uma unidade médica o mais rápido possível para se tratar:

Sintomas da Pneumonia

– Tosse com expectoração
– Febre
– Calafrios
– Falta de ar
– Dor no peito quando se respira fundo
– Vômitos
– Perda de apetite
– Prostração e dores pelo corpo
– Presença de sangue no escarro da pessoa (somente em casos mais extremos)

Tratamento da Pneumonia

O tratamento da pneumonia bacteriana é feito por um médico responsável por esta área da medicina, já que necessita que o paciente seja submetido a medicação antibiótica e outros remédios que podem ser ingeridos via oral ou por meio de injeções, afim de eliminar a atividade do microorganismo invasor. A internação do paciente é algo que dependerá muito da situação na qual o mesmo se encontra, geralmente quando tratada no início, não há necessidade do paciente ficar internado, apenas manter repouso absoluto em casa, evitando ingestão de substâncias geladas, correntes de vento e friagem. Para casos mais graves, é necessária a internação e dependendo do quadro apresentado, o paciente poderá ser levado até a uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Outra forma de aplicação da medicação é a respiratória, pois a inalação do oxigênio com medicação apropriada, ajuda no combate a doença, já que tudo que for ingerido vai diretamente para o foco da doença, o pulmão. O tratamento da pneumonia viral é feito apenas com suporte médico, ou seja, não necessita de internação e o paciente deve melhorar sua condição de vida, com dietas balanceadas combinadas com medicação para dor e febre. Já o tratamento da pneumonia por parasitas ou fungos é necessário que o paciente seja medicado com antimicrobianos.

Artigo publicado por: nas categorias: Saúde

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

3 Comentários em Pneumonia – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. Tony disse:
    Infelizmente o ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons positivos e negativos para combater vírus, bactérias, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos, cardíacos e esportistas e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória como asma, rinite, sinusite, bronquite, além de gripes, resfriados e pneumonia. Tente manter a casa limpa e colocar um bom purificador de ar nos quartos e verá como você e a sua família poderá respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificador que possua filtro de carvão ativado e o verdadeiro filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,97% das impurezas acima de 0,3microns, e melhor ainda sem efeitos colaterais. tony@qarbr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>