Você está em Noticiaki > Notícias > Portadores de Fibrose Cística pedem Ajuda por Falta de Medicamento

Publicado por Tyagho Souza EM Brasil, Saúde | Atualizado em: 07/03/2011 às 10h59m

Portadores de Fibrose Cística pedem Ajuda por Falta de Medicamento

Portadores de Fibrose Cística pedem Ajuda

Os portadores de Fibrose Cística pedem ajuda pois o principal medicamento utilizado no combate da doença está em falta no mercado brasileiro. O Governo em vez de ajudar os portadores da enfermidade acabam prejudicando os mesmos, pois resolveram trocar o medicamento Ultrase MT20 por outro medicamento, o Creon 25000, que estaria disponível aos pacientes somente para depois do Carnaval.

Fibrose Cística

Fibrose Cística

O Ultrase MT20 é um medicamento fabricado pela Axcam Pharma e atualmente comercializado no Brasil pela United Medical, porém o Governo proibiu a fabricação do mesmo e como solução traria para o Brasil o Creon 25000 fabricado pela Solvay Pharmaceuticals e seria distribuído pela Solvay Pharma. Para entender melhor o problema, o Governo suspendeu a fabricação e distribuição do Ultrase MT20 no dia 19 de dezembro de 2010, porém não começaria a distribuir seu sucessor imediatamente, somente após o carnaval, ou seja, após o dia 8 de Março.

CREON 25000

CREON 25000

Fica a pergunta – Será que o Governo acha que este medicamento não fará falta para os portadores da doença neste pequeno intervalo de só 3 meses? Só a título de curiosidade, o medicamento é ingerido diariamente antes das refeições. Fica o apelo as autoridades brasileiras que tomem as providências necessárias para que o medicamento seja entregue corretamente aos portadores da Fibrose Cística, pois fui informado por um amigo, Rodrigo Tebaldi (rodteb@gmail.com), que recentemente passou por um transplante pulmonar e diariamente ingere cerca de 30 capsulas, o que gera um gasto diário de R$ 80.

A Fibrose Cística é uma enfermidade genética autossómica, também conhecida como Mucoviscidos, que é causada por uma disfunção nas glândulas que acarreta na produção de secreções que no pulmão causa a obstrução das passagens de ar, retendo consequentemente as bactérias e aumentando o risco de infecções respiratórias. Já no intestino as glândulas produtoras do muco são afetadas, e sem as enzimas produzidas pelas glândulas, o intestino não retém os nutrientes necessários para mantér a saúde do paciente, podendo o mesmo vir a óbito.

Enfermidade Fibrose Cística

Enfermidade Fibrose Cística


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *