Você está em Noticiaki > Educação > Potenciação e Radiciação: Exercícios

Publicado por Tyagho Souza EM Educação | Atualizado em: 28/07/2015 às 21h26m

Potenciação e Radiciação: Exercícios

A potenciação e radiciação fazem parte da grade curricular da Matemática, muito comum na 5ª série do Ensino Fundamental, pois trata-se de uma das principais matérias para a inicialização de algumas fórmulas que futuramente ficarão muito comuns na tragetória escolar dos alunos, como a fórmula de Bhaskara que é utilizada até em alguns cursos de ensino superior no qual exige conhecimento de potenciação e radiciação para sua resolução. A potenciação tem como detalhe principal, números elevados que mostram a quantidade de vezes que um número qualquer é multiplicado, tendo assim o seu resultado final. No caso da radiciação, temos um número inteiro que será necessário descobrir quantas vezes este número foi multiplicado até chegar neste valor, ou seja, inversamente proporcional a potenciação.

Potenciação e Radiciação

Potenciação e Radiciação

Potenciação: Dicas e Informações

Potenciação

Potenciação

A potenciação consiste na quantidade de vezes que um número é multiplicado por ele mesmo, como no exemplo abaixo:

Tabuada de Multiplicação do 7, onde 7 x 7 = 49
A mesma operação pode ser feita em forma de potenciação, onde 7² = 49

Em forma de potência, a operação continua tendo o número 7 multiplicado por ele mesmo em duas vezes, assim como estava no primeiro exemplo em forma de multiplicação, porém, pode acontecer de ser oferecido alguns exercícios como descrito abaixo, onde o número pode ser multiplicado por 3, 4, 5 vezes, e assim, sucessivamente:

a) 5³ = 5 x 5 x 5 = 125
b) 9² = 9 x 9 = 81

Algumas informações são importantes, todo número elevado a 1 tem por o resultado por regra sendo ele mesmo, como por exemplo: 10¹, onde seu resultado é 10. No caso de um número elevado a zero, o valor sempre será 1, diferente de (0) como muitas pessoas acreditam ser, ou seja, 8° é igual a 1.

Radiciação: Dicas e Informações

Radiciação

Radiciação

A radiciação é diferente da potenciação, na potenciação tem-se um número elevado no qual será necessário encontrar a sua resposta por meio da multiplicação do número várias vezes, já na radiciação, tem-se como regra, encontrar-mos um número que se multiplicado por si próprio, pela quantidade de vezes informada na raiz, dê como resposta, o valor solicitado na Raiz. Confira abaixo o exemplo:

Qual a radiciação ou raiz quadrada de 49?
√49 = 7 (onde 7 x 7 ou 7² é igual à 49)

Qual a radiciação ou raiz quadrada de 36?
√36 = 6 (onde 6 x 6 ou 6² é igual à 36)

A radiciação não tem por resposta apenas um número multiplicado por ele mesmo duas vezes, podendo ter uma raiz cúbica, onde o número solicitado tem por resosta um número multiplicado por ele próprio 3 vezes, conforme exemplo abaixo. Toda raiz quadrada (elevado a 2), não mostra o número 2 em sua raiz, somente mostra-se o número de vezes em que o número deve ser multiplicado para se ter a resposta do número solicitado, a partir da raiz cúbica (elevado a 3).

Qual a radiciação ou raiz cúbica de 27?
3√27 = 3 (onde 3 x 3 x 3 ou 3³ é igual à 27)


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *