Você está em Noticiaki > Notícias > Preço de Carros no Brasil: Porque são tão Altos?

Publicado por Tyagho Souza EM Carros | Atualizado em: 29/07/2015 às 15h41m

Preço de Carros no Brasil: Porque são tão Altos?

O Brasil é um país em franco desenvolvimento, principalmente por causa da alta demanda no mercado de automóveis que elevou o país ao 4º lugar no mundo como o maior consumidor de automóveis, o 5º em produção e o 1º lugar em matéria de preço, ou seja, mesmo com a demanda alta, as montadoras continuam a elevar os preços dos veículos no Brasil. Um dos principais fatores para o aumento no preço do carro no Brasil, é a baixa concorrência, já que atualmente, cerca de 50% do mercado, é liderado por apenas 3 montadoras: Fiat com 17,8% do mercado com 679,294 unidades licenciadas em 2012; Volkswagen com 17,2% do mercado com 655.228 unidades licenciadas em 2012; Chevrolet com 14,08% do mercado com 535.711 unidades licenciadas em 2012.

Preço de Carro no Brasil

Quase metade do preço do carro no Brasil é constituído por impostos

Todas as 3 montadoras somam juntas 49,17% do mercado nacional de veículos, restando 50,83% para demais montadoras que atuam no país. Boa parte da culpa pelo aumento do preço de carros no Brasil se dá aos brasileiros, consumidores assumidos de veículos, que mesmo vendo a elevação do preço dos carros, continuam comprando e comprando carros zero quilômetro, caracterizando a aceitação do preço imposto pelas montadoras. Logicamente que não é somente os brasileiros e a baixa concorrência no mercado nacional que tem elevado o preço dos veículos no país, contudo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) tenta justificar a elevação dos preços dos veículos no Brasil, responsabilizando o Custo Brasil e os Impostos cobrados pelo Governo Federal.

Custo Brasil é um conjunto de fatores que dificultam o desenvolvimento no país, principalmente porque afetam diretamente a eficiência e a competitividade da indústria brasileira com fatores burocráticos, estruturais e econômicos. O Custo Brasil atribui a elevação do preço dos veículos à valorização do Real frente ao Dólar que encarece os serviços importados ao país. Outro fator é o custo da energia no Brasil (KW/Hora) que é 60% maior que na Europa. O preço do Aço também é um dos fatores primordiais para a elevação do preço dos veículos no Brasil, já que aqui o aço é 35% mais caro do que a média em todo mundo. Os custos com logística também influenciam o valor do carro no país, já que representa 17% do custo final do produto, valor acima da média em todo mundo, sendo recomendado não passar dos 10%.

A mão-de-obra é um dos fatores que mais encarecem o preço do veículo no Brasil, pois a despesa com funcionários aqui ultrapassam 100% do valor do seu salário, valor altíssimo quando se comparado com a despesa com funcionários na Alemanha, que não passa dos 60%. A tributação indireta, ausente em outros países, também aumenta significativamente o valor do carro no país, principalmente, por meio do aumento nos encargos sociais dos trabalhadores. Os impostos PIS (1,65%), Cofins (7,6%), ICMS (12% à 18%) e IPI (7% à 25%) representam 42% do preço dos veículos no Brasil, sendo 12% destinado a impostos estaduais e 30% à impostos federais, ou seja, aproximadamente 50% do preço de um veículo no Brasil, é composto por impostos. Outros 58% do preço do veículo no Brasil, é estipulado pelas montadoras.

Para se conhecer melhor o problema, o Volkswagen Gol, fabricado no Brasil, é exportado para a Argentina e percorre cerca de 2.000 km de caminhão até chegar lá, consequentemente deveria ser vendido mais caro lá, do que aqui no Brasil, porém, o que acontece é totalmente o contrário, na Argentina, o Gol é vendido mais barato do que no Brasil. Confira abaixo um infográfico publicado no site Notícias Automotivas e recomendado ao NoticiAki por Izabela Mendonça Riz, colaboradora na produção do infográfico.

Porque o preço dos carros é tão alto no Brasil?

Porque o preço dos carros é tão alto no Brasil?


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *