Você está em Noticiaki > Tecnologia > Proderj Bilhete Único Rio de Janeiro RJ

Publicado por EM Cartões, Internet| Atualizado em: 23/07/2012 às 14h23m

Proderj Bilhete Único Rio de Janeiro RJ

Proderj Bilhete Único RJ

O transporte público mesmo não sendo tão eficaz e não cumprindo com os pré-requisitos impostos pelos contribuintes, ainda é uma realidade para muitos brasileiros, e até mesmo para pessoas que dispõem de transporte próprio que sofrem ao enfrentar nas ruas das grandes capitais, o trânsito caótico, como no caso da capital carioca, o Rio de Janeiro. O transporte público é considerado atualmente um serviço básico, mesmo porque todas as pessoas necessitam de transporte, e no caso dos cariocas não é diferente, o Estado conta com milhares de pessoas usufruindo do transporte público diariamente, por isso resolveu oferecer o benefício denominado de Bilhete Único.

Bilhete Único Rio de Janeiro

Bilhete Único Rio de Janeiro

Primeiramente o contribuinte deve estar ciente de que o Bilhete Único RJ não é um vale transporte, ou seja, o mesmo deve ser sempre recarregado e não substitui o “cartão expresso”, vale transporte oferecido pelas empresas que tem por finalidade repassar o benefício previsto por lei aos trabalhadores. Sua tarifa é fixada em R$ 4.95 e o Bilhete Único Rio de Janeiro também pode ser utilizado em viagens intermunicipais. No caso de pessoas que utilizam-se deste benefício como vale transporte, o Bilhete Único só poderá ser utilizado em viagens intermunicipais.

Proderj Bilhete Único RJ

Proderj Bilhete Único RJ

O Bilhete Único Proderj pode ser utilizado em vários meios de transporte, como no caso de ônibus, barca, metrô, trens, vans e qualquer outro meio de transporte municipal. O cartão é pré-carregado, ou seja, existem unidades de atendimento onde o cliente deverá aplicar crédito em seu cartão, assim como aplica crédito em seu celular. Em ambos os casos o meio de transporte conta com uma pequena leitora digital, onde o contribuinte irá passar seu cartão e automaticamente será descontada a tarifa de sua passagem. O carregamento do seu cartão geralmente é feito em dinheiro ou cartão de débito ou crédito, nas centrais de atendimento, e somente com cartão de crédito ou débito, através da Internet, no sistema oferecido pela Proderj.

Como adquirir o Bilhete Único RJ

O cadastro para aquisição do Bilhete Único Rio pode ser feito tanto pela Internet, quanto em pontos de atendimento e para efetuar sua inscrição online, é necessário acessar o site oficial por intermédio do endereço eletrônico www.riobilheteunico.rj.gov.br e após acessá-lo, o cliente deverá optar por uma das três opções disponíveis. A primeira opção é referente ao cadastro do Bilhete Único pela Internet. Para o cliente que não queira efetuar o seu cadastro através da Internet, a opção sugerida é a segunda, onde lhe será informado o endereço completo das unidades de atendimento para que seja possível efetuar o cadastro presencialmente. Se você já tem seu Bilhete Único, e quer apenas recarga, basta clicar na terceira opção, o site irá mapear e informar todas as unidades de atendimento que oferecem suporte para que o cliente possa colocar crédito em seu cartão.

Casos de Perda, Roubo ou Avaria

Caso seu cartão do Bilhete Único RJ seja roubado, perdido ou aconteça alguma avaria, o cliente deverá solicitar o cancelamento do cartão através da Internet ou via Central de Atendimento da Proderj, onde o bloqueio acontecerá em 48 horas. Somente os créditos contratados através da Internet poderão ser bloqueados.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *