Você está em Noticiaki > Educação > Programa Acessa Escola SP: Inscrição

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h09m

Programa Acessa Escola SP: Inscrição

O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como finalidade a inclusão digital nas escolas públicas de todo Estado, por meio da implantação de laboratórios de informática promovendo aos alunos da rede pública, recursos modernos para ajudar no aprendizado. O Acessa Escola começou sua participação em 30 municípios do interior do estado em 2009, porém o Governo do Estado está trabalhando para que até março de 2010, 3.527 instituições de ensino sejam beneficiadas pelo programa. O programa é coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, recebendo apoio da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Programa Acessa Escola SP

Programa Acessa Escola SP

O mesmo fora instituído em Julho do ano 2000 e passou, naquela época, a oferecer acesso a Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), contribuindo assim para a formação de um perfil social, cultural, intelectual e econômico para os pequenos cidadãos paulistas. O programa atua com o objetivo de permitir que o cidadão, quais querem que sejam os níveis econômicos entre eles, podendo ter acesso igualitário a TICs e ainda fazer uso indiscriminado da rede que está disposta a eles. O programa conta ainda com laboratórios de informática de última geração, com computadores novos e potentes, além de uma conexão com a Internet de qualidade e velocidade razoável.

Visando cortar os gastos com contratações de funcionários e visando qualificar os alunos da rede pública do estado para o mercado de trabalho, o Acessa Escola SP contrata os próprios alunos que se destacam nas aulas para serem monitores, ajudando os professores durantes as aulas. Para manter o objetivo do programa é necessário que seja mantido nas escolas os conhecidos Telecentros. Os Telecentros são espaços públicos que possuem computadores e conexões a banda larga para que os alunos tenham acesso livre e gratuito à Internet de banda larga.

Os monitores podem ser contratatados através do programa de Estágio SP Acessa Escola, onde estarão presentes durante todo o dia no laboratório de informática, porém, nos horários de aula, os alunos-monitores serão dispensados. Os monitores são capacitados e dão todo o suporte necessário aos usuários que ainda não possuem experiência com os computadores ou com o mundo virtual. Eles oferecem ajuda para a realização das tarefas escolares como pesquisas, bem como o uso de sites de redes sociais, entretenimento e serviços eletrônicos do Governo estadual. Enfim, o Programa Acessa Escola existe para dar todo o suporte necessário para que os estudantes consigam fazer uso dessa rede.

Dentre as finalidades do programa Acessa Escola, conseguimos listar:

– Disponibilizar para toda a comunidade escolar, os recursos provenientes da Web;
– Promover de forma efetiva a criação e também o fortalecimento de uma rede de colaboração e troca de informações entre alunos, funcionários, professores e monitores, a fim de contribuir de forma assídua e efetiva a produção de novos conteúdos e interesses;
– Universalizar todas as atividades de inclusão digital, independentemente do poder econômico de cada um dos alunos, professores e funcionários.

No portal oficial do programa que pode ser acessado através do endereço eletrônico http://acessaescola.fde.sp.gov.br, o cidadão consegue entender como o projeto funciona, realizar a inscrição no Programa Acessa Escola SP, além de fiscalizar sua efetivação ao longo do tempo. Também é possível conferir os projetos que são desenvolvidos nas salas de aula, bem como a forma de desenvolver dos monitores para com a entidade escolar, funcionários, alunos e professores. O programa ainda permite visualizar fotos das salas de aula de informática e ainda conferir à lista de projetos que estão sendo desenvolvidos ou trabalhados em sala de aula, já que o portal é de fácil navegação e pode ser acessado por qualquer pessoa a qualquer momento.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Programa Acessa Escola SP: Inscrição

  1. Mateus Henrique Simões Abrão Aguiar disse:
    Gostaria muito de participar desse programa, para ajudar os alunos e ser ajudado!Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *