Você está em Noticiaki > Educação > Programa Ciência sem Fronteiras 2014: Inscrição

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 04/06/2015 às 20h35m

Programa Ciência sem Fronteiras 2014: Inscrição

O Programa Ciência sem Fronteiras tem como finalidade, conseguir promover a consolidação, promover a expansão e a tecnologia, além de aumentar a competição e a capacitação dentro do mercado de trabalho. Ela promove maior interação e competição através de intercâmbio e mobilidade nacional. A iniciativa surgiu pelas mãos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, agindo por meio de suas instituições de fomento como o CNPq e a CAPES, além da união das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC (Ministério da Educação).

Programa Ciência sem Fronteiras 2014

Programa Ciência sem Fronteiras 2014

O presente projeto prevê para os próximos 4 anos, cerca de 101.000 bolsas de estudo em forma de intercâmbio com diversos países, para alunos da rede pública e privada de ensino superior e de pós-graduação, permitindo assim que os mesmos estejam em constante contato com diferentes sistemas educacionais, dentre eles do exterior. Fora tudo isso, o mesmo ainda busca incentivar e descobrir novos pesquisadores do exterior que queiram iniciar suas pesquisas aqui em nosso território, ou então, conseguir estabelecer parcerias inovadoras para a pesquisa nacional.

Áreas de Estudo Ciência sem Fronteiras

Segundo dados divulgados no site do Programa Ciência sem Fronteiras, até o final de 2013, um total de 38.121 bolsas foram distribuídas à alunos da rede pública e privada de ensino superior e de pós-graduação. Do total, cerca de 10,1% (3.849 bolsas) foram distribuídas para alunos da rede privada de ensino (universidades, centros universitários, faculdades e instituto de pesquisa), e aproximadamente 89,9% (34.270 bolsas) foram distribuídas para alunos da rede pública de ensino (instituições estaduais, federais e funcionários vinculados a prefeituras, museus e ministérios). As áreas contempladas pelo Programa Ciência sem Fronteiras 2014 são:

– Engenharias e demais áreas tecnológicas;
– Ciências Exatas e da Terra;
– Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
– Computação e Tecnologias da Informação;
– Tecnologia Aeroespacial;
– Fármacos;
– Produção Agrícola Sustentável;
– Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
– Energias Renováveis;
– Tecnologia Mineral;
– Biotecnologia;
– Nanotecnologia e Novos Materiais;
– Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
– Biodiversidade e Bioprospecção;
– Ciências do Mar;
– Indústria Criativa com estudo voltado para processos e produtos para inovação e desenvolvimento tecnológico;
– Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
– Formação de Tecnólogos.

Países incluídos no Programa Ciência sem Fronteiras

A Capes divulgou que um total de 880 instituições brasileiras já fazem parte do Programa Ciência sem Fronteiras, porém, somente 236 estão ativas. A Universidade Estadual Paulista foi em 2013 a instituição que mais teve alunos selecionados para o programa, com um total de 3.043 estudantes selecionados, enquanto a UFMG ficou em segundo lugar com 1.967 estudantes selecionados e a UFRJ está em terceiro lugar 1.652 bolsistas. Seguindo a lista estão a UnB com 1.494 selecionados, a UFSC com 1.419, a UFRGS com 1.388, a Unicamp com 1.367, a UFPE com 1.154, a UFC com 1.127, a UFPR com 1.041 e a UFSCar com 1.017 selecionados, somando 16.669 bolsas de estudo em 2013, totalizando 43,79% das bolsas. Os países que fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras são:

– Alemanha
– Austrália
– Áustria
– Bélgica
– Canadá
– China
– Cingapura
– Coréia do Sul
– Dinamarca
– Estados Unidos
– Espanha
– Finlândia
– França
– Holanda
– Hungria
– Índia
– Irlanda
– Itália
– Japão
– Noruega
– Nova Zelândia
– Portugal
– Reino Unido
– República Tcheca
– Rússia
– Suécia
– Suíça
– Ucrânia

A documentação acaba variando de acordo com o país de destino, contudo, o visto é condição obrigatória para que seja possível. Para quem se interessar, saiba que as inscrições podem ser feitas através da Internet, por meio da página exclusiva de Inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras 2014 que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados. Para quem desejar saber mais funções do programa como bolsas dadas aos estudantes que ingressarem no mesmo, cartão bolsista, países, curso de idioma online, pode também acessar ao portal oficial através do endereço eletrônico www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *