Você está em Noticiaki > Educação > Pronatec 2013: Inscrições, Cursos Técnicos e Gratuitos

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 09/07/2015 às 20h48m

Pronatec 2013: Inscrições, Cursos Técnicos e Gratuitos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa de incentivo ao estudo profissionalizante criado em 2011 pelo Governo Federal, com intuito de oferecer cursos de educação tecnológica e profissional nas unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem no Brasil, como o SENAI, SENAC, SENAR e SENAT. Atualmente, o Pronatec atua com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que está presente em cerca de 350 municípios de todos os estados brasileiros, onde oferece cursos de formação técnicos, inicial, de licenciatura, continuada, além de cursos superiores de tecnologia e ainda formação de pós-graduação.

Pronatec 2013

Pronatec 2013

O Pronatec conta também com o Programa Brasil Profissionalizado que oferece cursos de formação tecnológica e profissional para alunos do ensino médio da rede pública de ensino estadual, por meio de benefícios e incentivos financeiros do Governo Federal. Outra área de atuação do Pronatec é por meio da Rede e-TecBrasil que oferece cursos de formação e qualificação profissional técnica, inicial e continuada de maneira gratuita, porém, à distância por meio da Internet. Outro grande benefício para a sociedade carente, é o Acordo de Gratuidade que oferece cursos gratuitos nas unidades do SENAI, SENAC, SESC e SESI para pessoas de baixa renda que estejam trabalhando ou estudando. Será necessário a comprovação da situação financeira do aluno.

Pronatec 2013 Cursos Técnicos e Gratuitos

Pronatec 2013 Cursos Técnicos e Gratuitos

Há ainda o FIES Técnico, um projeto que tem por finalidade o financiamento de cursos técnicos e formação e qualificação profissional, inicial e continuada, somente para alunos e funcionários de escolas particulares de ensino técnico e das unidades nacionais de aprendizagem. Há também o FIES Empresa que tem por objetivo o financiamento de cursos técnicos e formação e qualificação profissional, inicial e continuada, de trabalhadores no geral, onde os cursos podem ser ministrados no próprio local de trabalho do trabalhador. O Bolsa Formação do Pronatec é outro projeto que garante bolsas de estudo gratuitas para alunos que concluíram o ensino médio ou que estejam ainda matriculados no último ano do ensino médio.

Cursos Técnicos e Gratuitos Pronatec 2013

Os cursos técnicos do Pronatec 2013 estão divididos em Eixos Tecnológicos, onde para cada área, há uma diversidade grande de cursos disponibilizados naquela área. A carga horária dos cursos técnicos de nível médio é de 800 horas, sem contar as horas da carga horária exigida do estágio supervisionado. Os eixos tecnológicos em execução no ano de 2013 são Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Inscrições Pronatec 2013

Para realizar a sua inscrição para cursos técnicos do Pronatec 2013 é muito simples, basta acessar o seu site oficial na Internet através do endereço eletrônico http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e informar os dados disponíveis no formulário de inscrição, tais como Estado, Município, Escolaridade, Instituição e Turma. Posteriormente, clique em Pesquisar para que o sistema localize sua instituição de ensino. No próximo passo, será necessário informar seus dados pessoais, tais como Nome, Endereço, RG, CPF, Telefone, dentre outros, e então, na última opção, informar o curso desejado. Após ter todos seus dados preenchidos, basta aguardar o contato dos responsáveis do Pronatec 2013 para agendamento da matrícula em uma das unidades nacionais de aprendizagem de sua cidade.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *