Você está em Noticiaki > Educação > ProUni 2012 – Inscrições, Requisitos e Regulamento

Publicado por EM ProUni| Atualizado em: 27/01/2015 às 14h32m

ProUni 2012 – Inscrições, Requisitos e Regulamento

ProUni 2012

Todos nós sabemos que a principal chance de ingressar numa universidade particular com uma bolsa de estudos garantida é por meio do Programa Universidade para Todos. Este é com certeza o programa educacional do Governo Federal mais procurado pelos estudantes, tudo isso porque, permite que pessoas que possuem baixa renda salarial, possam ingressar em uma faculdade particular com uma bolsa de estudos, seja ela integral ou parcial. Muitas faculdades são conveniadas com o ProUni, assim os estudantes tem maiores chances de escolher a universidade mais próxima a sua residência ou ainda que sempre sonhou em estudar.

ProUni 2012

ProUni 2012

O ProUni foi uma idéia do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e Cultura que deu muito certo e hoje já formou dezenas de profissionais em diferentes áreas. Este projeto foi criado em 2004 e desde então facilita a entrada de estudantes que não possuem dinheiro para arcar com as altas mensalidades das faculdades particulares, sem contar gastos com livros, alimentação e condução. Os interessados em se inscrever para o ProUni 2012 deverão ter feito obrigatoriamente as provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2011, pois este é um dos principais requisitos para participar do ProUni. As notas do ENEM 2009 ou 2010 não serão aceitos na inscrição ProUni 2012, somente as notas do ENEM 2011.

ProUni 2012 Inscrições

ProUni 2012 Inscrições

Inscrição ProUni 2012

As inscrições para ProUni 2012 ainda não tiveram suas datas exatas de abertura, definidas, mas aguarda-se que as inscrições estejam abertas, ainda na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2012. É comum, que o Ministério da Educação (MEC) divulgue as datas de abertura das inscrições, dias antes de acontecer a abertura, por isso, é de extrema importância que fique atento ao site do ProUni na Internet, pois é através do site que as datas serão divulgadas. Para ficar ainda mais atento, em 2011 as inscrições permaneceram abertas do dia 21 ao dia 25 de janeiro, onde os candidatos acessavam o site e faziam as suas opções de cursos. É importante não deixar para realizar sua inscrição na última hora, pois muitos deixam para fazer sua inscrição na última hora, e o site não suporta o excesso no número de usuários, e para de funcionar. Feito sua inscrição, imprima o comprovante de conclusão da inscrição. Caso esqueça, não se preocupe, pois um e-mail lhe será enviado logo após efetuar a inscrição, notificando seu cadastro e informando que você está dentro do programa.

Requisitos ProUni 2012

Os principais requisitos para se participar do ProUni 2012 é ter realizado as provas do ENEM 2011 e ter atingido no mínimo 400 pontos, considerando as cinco notas referentes as matérias abordadas de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. As notas ENEM 2011 estão previstas para serem divulgadas no dia 4 de Janeiro de 2012 no site do ENEM.

Outro requisito importantíssimo para concorrer as bolsas integrais do ProUni, é ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para concorrer a bolsas parcias do ProUni, é necessário que a renda familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

Regulamento ProUni 2012

Foi anunciado recentemente que os bolsistas do ProUni terão o dobro do tempo do curso para se formarem, de 8 a 10 anos. Esta informação, altera o regulamento do programa educacional de bolsas, que dava ao estudante, prazo máximo de 6 anos para se formar. Este ítem do regulamento foi alterado, pois alguns estudantes precisavam trancar suas matrículas durante o ano, e quando voltassem ao curso, perdiam suas bolsas. Com esta alteração, o candidato poderá trancar sua matrícula, caso haja necessidade, e se voltar ao curso dentro deste intervalo, não perderá sua bolsa de estudos.

Se você não for aprovado na primeira chamada do ProUni 2012, não deve desanimar, todos tem uma nova chance com a segunda chamada, já que o ProUni abre suas inscrições duas vezes ao ano. Não deixe de ser verdadeiro em suas informações, pois todos os dados informados no ato da inscrição, deverão ser comprovados mediante a documentos. O Programa Universidade para Todos tem como foco principal beneficiar aqueles estudantes que não tem realmente condições de pagar uma universidade particular, por isso, não minta sobre sua situação financeira somente para conseguir uma bolsa de estudos. Fique de olho no site ProUni 2012 e não deixe de tentar ingressar na universidade que você sempre sonhou. Em breve traremos maiores informações sobre o período de inscrições para o programa que já colocou milhares de estudantes na universidade.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *