Você está em Noticiaki > Educação > ProUni 2014 MEC: Inscrições, Calendário, Como Funciona

Publicado por EM ProUni| Atualizado em: 12/06/2015 às 23h46m

ProUni 2014 MEC: Inscrições, Calendário, Como Funciona

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o calendário do ProUni 2014 (Programa Universidade para Todos) que terá as inscrições abertas no próximo dia 13, permanecendo disponível até o dia 17 de Janeiro. A inscrição deverá ser feita única e exclusivamente através da Internet, por meio do site do ProUni que pode ser acessado através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Assim como o SiSU 2014, o ProUni utiliza-se das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os alunos que terão direito a bolsas de estudo parciais ou integrais, em instituições particulares de ensino superior e sequenciais de formação
específica em todo o Brasil.

ProUni 2014

ProUni 2014

Caso o aluno não consiga se beneficiar com a bolsa de estudo integral, o valor restante da mensalidade poderá ser custeada por meio de ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior do país, por meio do Bolsa Permanência, um convênio de estágio possível por meio da parceria entre o MEC e CAIXA Econômica Federal, juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Através de tais ações, o ProUni atua juntamente com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a planos de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, para ampliar o número de vagas disponíveis nas instituições de ensino superior do país.

Inscrição ProUni 2014

Ao acessar o site indicado, o candidato deverá fazer a inscrição do ProUni e informar o seu código de acesso ao site do ENEM, para que possa ter acesso ao sistema e realizar a sua inscrição. A primeira chamada será divulgada no dia 20 de Janeiro, com os alunos pré-selecionados, contudo, os não selecionados poderão fazer parte da lista de segunda chamada, que será divulgada no dia 3 de Fevereiro. Desde a criação do ProUni no Brasil, 1,2 milhão de estudantes em todo Brasil já foram beneficiados com bolsas integrais e parciais, sendo 69% de bolsas integrais.

Como Funciona o ProUni 2014

O Programa Universidade para Todos funciona como um intermediário entre o aluno e a instituição de ensino, auxiliando nos custos com mensalidades de cursos de graduação. Para que o aluno tenha chances de conseguir sua vaga, o mesmo não poderá ter diploma de curso superior e ainda ter realizado o ENEM 2013 e conseguido boas notas nas provas de conhecimento gerais e redação. Um dos principais requisitos do ProUni 2014 é a condição financeira do aluno, onde para adquirir uma bolsa de estudo integral, o mesmo deverá ter renda familiar mensal bruta per capita de 1,5 salário-mínimo (R$ 1.086), enquanto que para bolsas de estudo parciais, a renda deverá ser de no máximo 3 salários-mínimos (R$ 2.172). Outros requisitos do ProUni 2014 são:

I – ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino;

II – ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, porém, na condição de bolsista integral;

III – ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, porém, na condição de bolsista integral na instituição privada de ensino;

IV – ser pessoa com deficiência;

V – ser professor da rede pública de ensino, no efetivo.

Para maiores informações do ProUni 2014, o candidato poderá acessar o site do ProUni na Internet e baixar o manual do bolsista, no formato PDF, e então acompanhar todos os procedimentos e passos adotados pelo ProUni para a seleção dos alunos.

Resultado ProUni 2014

Lista de Aprovados ProUni 2014 (1ª e 2ª Chamada)
Resultado da Inscrição ProUni 2014

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *