Você está em Noticiaki > Educação > Provinha Brasil 2014: Data, Provas e Resultado por Escola

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 09/06/2015 às 23h23m

Provinha Brasil 2014: Data, Provas e Resultado por Escola

A Provinha Brasil é uma avaliação que tem por objetivo, avaliar a qualidade da alfabetização e do ensino, bem como o letramento dos alunos da rede pública de ensino, mais especificamente, alunos do 2º ano do ensino fundamental. A mesma fora desenvolvida pelo Ministério da Educação Brasileiro e tem sua portaria normativa nº 10 de 24 de abril de 2007 e a mesma faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo esse plano, ficou estabelecido que todas as crianças com oito anos de idade deveriam saber ler e escrever perfeitamente, para isso, criou-se esse instrumento de avaliação pedagógica.

Provinha Brasil 2014

Provinha Brasil 2014

A provinha Brasil também oferece aos professores e aos gestores da escola um diagnóstico sobre todo esse processo de alfabetização da turma e de cada aluno da escola. Como o ciclo tem em seu calendário duas avaliações no ano, sendo que uma deverá acontecer no começo do ano letivo e a outra no final, permite de tal modo o desenvolvimento de ações para corrigir e garantir um aprendizado melhor e mais eficaz aos alunos da rede pública de ensino. A provinha Brasil 2014 será elaborada pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sua distribuição.

As avaliações aplicadas na 4ª e na 8ª série do ensino fundamental, bem como na 3ª série do ensino médio, os alunos são submetidos à questões de língua portuguesa que procuram enfatizar sempre a leitura, e também questões de matemática, que sempre procuram enfatizar a resolução de problemas. Há também a parte do questionário socioeconômico, onde os estudantes acabam respondendo sobre questões econômicas vivenciadas por ele no dia-a-dia, bem como os componentes de seu grupo familiar. Os professores e gestores também acabam respondendo a uma série de perguntas relacionadas a dados demográficos e perfil profissional, bem como as condições de trabalho que os mesmos possuem.

As médias que o sistema acaba providenciando, acabaram substituindo o cálculo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, o antigo Ideb. Fora isso, os dados e o resultado por escola da Provinha Brasil 2014 também ficará disponível para toda a sociedade que desejar acompanhá-lo e contar com sua evolução. A partir de 2011, escolas rurais também começaram a fazer o teste. A data para a realização da prova nesse ano de 2014 ainda não foram divulgadas, bem como o prazo para inscrição ainda não está aberto. Para acompanhar maiores informações, basta acessar o portal oficial da prova Brasil 2014 através do site oficial do Ministério da Educação por meio do endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *