Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Reajuste de Aluguel pelo IGP-M 2013: Janeiro à Dezembro

Reajuste de Aluguel pelo IGP-M 2013: Janeiro à Dezembro

Reajuste de Aluguel 2013

O reajuste do aluguel 2013 será de 7,82%, de acordo com a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), segundo divulgação feita no último dia 9, pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Segundo o gerente do Departamento de Economia e Estatística do Sindicato, Roberto Akazawa, o reajuste deverá entrar em vigor já neste mês de Janeiro e deverá vigorar até o dia 31 de Dezembro deste ano, ou até o término do contrato de locação do imóvel, caso vença antes do final de 2013.

Reajuste de Aluguel 2013

Contratos de locação com reajuste do aluguel pelo IGP-M, serão reajustados em 7,82% em Janeiro de 2013

Para entender melhor como será feita a conta do valor do aluguel, de acordo com o reajuste de aluguel 2013, basta seguir o seguinte raciocínio: se tem um imóvel alugado por R$ 1.500 mensais, basta pegar o valor do aluguel e multiplicar pelo fator de reajuste de 1,0782, chegando ao valor mensal do aluguel, já reajustado de R$ 1.617,30. Esta variação se deu devido ao valor de 7,82%, acumulado durante todo ano e que acumulou em Dezembro de 2012, porcentagem que entra em vigor nos contratos de locação com aniversário em Janeiro de 2013.

O reajuste feito pelo IGP-M é mensal, ou seja, para cada mês do ano, um fator de reajuste será gerado. Neste caso, informamos apenas o fator de reajuste para contratos de locação com aniversário ou vencimento em Janeiro de 2013. Caso o inquilino não possa manter em dia a mensalidade do aluguel após reajustado de acordo com o índice do IGP-M, a negociação do valor poderá ser feita diretamente com o Locatário, que poderá ou não, reduzir o valor do aluguel. Estando descrito o reajuste no contrato de locação, o Locatário tem o direto de reajustar o valor do aluguel de acordo com o índice do IGP-M, não tendo chances de reclamação por parte do Locador.

Caso o contrato de locação vença neste mês de Janeiro por exemplo, o Locatário poderá além de reajustar o valor de acordo com o índice do IGP-M, reajustar o valor do aluguel, acarretando ao Locador, dois reajustes. Geralmente, os contratos de locação no país são de no máximo 30 meses. Abaixo estaremos atualizando de acordo com os meses, os fatores de reajuste de aluguel pelo IGP-M 2013, onde daremos os meses onde foi gerado o fator de reajuste, e os meses de aniversário, geralmente, o mês posterior ao mês do reajuste, além é claro, do fator de reajuste, para que pessoas com contratos de locação, possam se antecipar e saber o valor que pagarão no aluguel do próximo mês.

Reajuste do Aluguel pelo IGP-M 2013

– Fator de Reajuste: 1,0782: Contrato de locação com vencimento em Janeiro e pagamento em Fevereiro

– Fator de Reajuste: 1,0791: Contrato de locação com vencimento em Fevereiro e pagamento em Março

– Fator de Reajuste: 1,0829: Contrato de locação com vencimento em Março e pagamento em Abril

– Fator de Reajuste: 1,0806: Contrato de locação com vencimento em Abril e pagamento em Maio

– Fator de Reajuste: 1,0730: Contrato de locação com vencimento em Maio e pagamento em Junho

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário