Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Recadastramento Bolsa Família 2013: Prazo, Documentos

Recadastramento Bolsa Família 2013: Prazo, Documentos

Recadastramento Bolsa Família 2013

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou o início do recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família, onde um total estimado de 1,6 milhões de famílias deverão efetuar o seu recadastramento, afim de evitar o cancelamento do benefício após o prazo estipulado pelo MDS. O recadastramento, na verdade é a atualização dos dados contidos no Cadastro Único (CadÚnico), onde será necessário que todas as famílias se apresentem à gestão municipal responsável pelo Bolsa Família ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os documentos necessários, para prévia confirmação e possíveis alterações.

Bolsa Família

Bolsa Família

A data para a realização do recadastramento do Bolsa Família 2013 começou no último dia 19 de Agosto e permanece disponível até o dia 17 de Janeiro de 2014. Segundo o secretário do MDS, Luís Henrique Paiva, todas as famílias que não atualizaram seus dados nos últimos 2 anos, devem comparecer ao órgão responsável para a confirmação dos dados no CadÚnico, e mesmo que nestes 2 anos não tenha havido nenhuma alteração em tais dados, o comparecimento é necessário, já que esta é a única forma de se manter atualizado e então ter a oportunidade de se beneficiar de até 20 programas sociais do Governo Federal, já que todos utilizam-se do Cadastro Único como parâmetro, e consequentemente, não deixar de receber o Bolsa Família.

Dentre os principais programas que utilizam-se dos dados do Cadastro Único estão o Bolsa Família, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Brasil sem Miséria e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Todos as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família, já foram avisados em Julho sobre o recadastramento no programa, através de avisos nos extratos de recebimento do benefício, além de correspondências enviadas as residências dos beneficiados. Além destes avisos, agora está sendo feito pela Internet, contudo, nos próximos meses, será lançada na programação da TV aberta e nas Rádios, uma campanha para alertar todas as famílias ao recadastramento no programa.

Recadastramento Bolsa Família 2013

Recadastramento Bolsa Família 2013

Segundo Luís Henrique Paiva, secretário do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, um total de 13,8 milhões de famílias se beneficiam mensalmente com o Bolsa Família, por isso, é de extrema importância que todas as famílias que não fizeram o recadastramento nos últimos 2 anos, o façam agora, afim de evitar o bloqueio e até mesmo o cancelamento do benefício, consequentemente, as famílias não receberíam o benefício segundo as datas do calendário do Bolsa Família 2013. Para maiores informações sobre o programa e ao processo de recadastramento do Bolsa Família, acesse o site oficial do programa social na Internet, através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/bolsafamilia. Conforme já foi citado, será necessária a apresentação de diversos documentos para que o recadastramento seja feito com sucesso, confira-os abaixo:

– Comprovante de Endereço;
– Comprovante de Renda;
– Composição Familiar;
– Informe sobre as Escolas das Crianças e Adolescentes, presentes na família;
– Número de Telefone Celular.

  • (nenhum voto até o momento)
Artigo publicado por: nas categorias: Brasil, Economia

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>