Você está em Noticiaki > Tecnologia > Recibo de Adiantamento de Férias Coletivas

Publicado por EM Internet| Atualizado em: 04/06/2015 às 19h57m

Recibo de Adiantamento de Férias Coletivas

Enfim, férias! Muitos trabalhadores não conhecem todos os seus direitos trabalhistas, por exemplo, muitos não sabem que as férias não são opcionais, já que todos os trabalhadores são obrigados a tirar o período de descanso anual, que não pode ultrapassar os 30 dias, mas também não pode ser inferior a 20 dias. Onde que está previsto tudo isso? Na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Segundo o que é regulamentado pela própria lei, o trabalhador passa a ter direito de férias assim que ele trabalhar 12 meses consecutivos, ou seja, após um ano de trabalho, o mesmo terá direito a ter um mês de descanso, e ele terá que tirar férias entre 12 e 23 meses para não acontecer as “férias vencidas”.

Modelo de Recibo de Adiantamento de Férias Coletivas

Modelo de Recibo de Adiantamento de Férias Coletivas

O trabalhador tem direito as férias sim, mas quem vai determinar o prazo é o empregador. Pode ser que o empregador não libere o funcionário por 30 dias consecutivos e prefira parcelar isso ao longo desse ano (dois períodos de 15 dias, por exemplo). O mês em que o profissional irá tirar suas férias é determinado também pelo empregador, lembrando que isso é sempre acordado entre ambos. Outra informação importante sobre as férias é que as férias coletivas do final do ano são descontadas do período de férias. Outra questão de suma importância é o Abono de Férias, para quem ainda não conhece, trata-se de conversão parcial em dinheiro e que corresponde, no máximo, 1/3 da remuneração que é devida ao empregado.

Bem como o trabalhador não pode vender mais do que 1/3 de suas férias, ou seja, 10 dias ele pode ceder à empresa, desde que a mesma compre e pague ao profissional por estes dias. Agora, supondo que o empregado tenha mais de 50 ou menos de 18, então as férias deverão ser retiradas num período só, de 30 dias, conforme a lei. Assim sendo, quando o empregador acaba antecipando o que o funcionário receberia em suas férias, ele deverá fazer isso por escrito, através de um recibo de adiantamento de férias. Esse recibo, assim como os demais recibos, deverá conter toda a qualificação do seu funcionário, o valor do adiantamento, os descontos, as faltas sem justificativa e tudo mais!

Veja abaixo um modelo de Recibo de Adiantamento de Férias.

Modelo de Recibo de Adiantamento de Férias Coletivas

Nome do empregado: __________________________________
CTPS nº:______________________ Série/Dept/Seção: ____________________

Recebi de ______________________________________________ a importância líquida de R$ ____ (número extenso) a título de adiantamento das férias, nos termos das disposições legais vigentes.

_______________, ___ de ___________ de 20__

______________________________
Empregado
RG: __________________________
CPF: _________________________

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *