Você está em Noticiaki > Esportes > Regras do Handebol: Resumo e Medidas da Quadra

Publicado por EM Esportes| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h19m

Regras do Handebol: Resumo e Medidas da Quadra

O Handebol é um esporte originário da Alemanha, criado em 1919, por Karl Schelenz. No início, foi baseado em outros esportes já conhecidos da época, como o futebol, disputado entre 22 jogadores, sendo 11 de cada lado, em um campo de dimensões similares ao de um campo de futebol, entre 90m e 110m de comprimento por 55m e 65m de largura, respectivamente. Nos dias atuais, o Handebol é uma modalidade olímplica disputada por 14 jogadores, sendo 7 para cada lado, onde um deles é o goleiro, sendo 6 jogadores na linha. A bola utilizada no jogo é comum para ambas equipes. A semelhança com o futebol está no fato de que a pontuação é computada com gols, porém, se joga com as mãos, e não com os pés como no futebol.

Resumo das Regras do Handebol

Resumo das Regras do Handebol

No Brasil o Handebol é ensinado nas escolas de ensino público e privado como forma de incentivo a formação de novas revelações do esporte nacional. As regras do Handebol são ensinadas aos alunos ainda no ensino médio, porém, ao longo do tempo, as regras ficam esquecidas e a necessidade de se conhecer as regras para um jogo se faz necessário. O Handebol é dirigido por 2 árbitros, que são assistidos por um secretário e um cronometrista, que ficam sentados ao lado da quadra de jogo. Ao todo, o Handebol possui 19 regras, todas divididas em tópicos e subtópicos, porém, neste artigo traremos apenas as regras básicas do Handebol, o que já lhe permitirá jogar com seus amigos ou parentes. Confira abaixo:

Medidas da Quadra de Handebol

Medidas da Quadra de Handebol

Regras Básicas do Handebol

Área do Gol

Nesta área só poderão permanecer o goleiro, ficando esta localizada entre a linha de fundo e a linha de 6m. Caso o atacante invada a área será castigado com um tiro livre, e caso invada a área propositadamente sem a posse da bola, a punição será um lance livre. Caso o jogador invada a área do gol após ter lançado a bola, este não estará sujeito a nenhuma punição desde que a sua jogada não resulte em prejuízo a uma ação do adversário.

Goleiro / Gol

O goleiro é o único jogador que tem a permissão de se locomover para qualquer área da quadra e também o único que pode parar ou rebater a bola com os pés, contudo, esta última permissão só é válida dentro da área do gol, onde fora dela, é considerado um jogador qualquer de linha. O gol somente é computado caso a bola seja lançada e ultrapasse a extremidade interior da linha do gol, dentro da baliza.

Manejo da Bola

No Handebol está permitido bater, lançar, parar, empurrar, pegar e socar a bola, não importando a maneira que isso é feita, ou seja, pode ser feito com as mãos, joelhos, braços, coxas, cabeça e tronco. A bola somente poderá permanecer em posse do jogador por no máximo 3 segundo, mesmo que esteja no chão, podendo mantê-la nas mãos por no máximo três passos, sendo proibido conduzir ou manejar a bola com o auxílio dos pés.

Comportamento Para com o adversário

Para recuperar a bola de um adversário o jogador pode utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola, tirando a bola das mãos do adversário com as mãos abertas, independentemente do lado, ou ainda arrancar, com uma ou duas mãos, ou bater na bola com o punho para tirar do adversário a bola. Para bloquear um jogador em movimento o permitido é fazê-lo com o auxílio do corpo.

Tiro de meta

O tiro de meta só pode ser executado pelo goleiro e somente poderá ser feito dentro a área do gol, permitindo assim que a bola volte ao jogo. Um tiro de meta acontece somente quando um jogador da equipe atacante ou o goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol, toque a bola antes que esta cruze a linha de fundo.

Bola ao chão

Somente é marcada bola ao chão quando ocorrer uma falta simultânea entre jogadores das duas equipes ou por interrupção no jogo, seja por qualquer motivo ou razão que não seja caracterizado uma infração das regras. A bola ao chão somente será marcada se a bola for mantida dentro da quadra e fora das áreas de goleiro.

Escanteio

O escanteio somente acontece quando um jogador da equipe defensora toque a bola antes que esta cruze a linha de fundo (sem que o goleiro desta toque a bola), sendo este cobrado no cruzamento da linha de fundo com a linha lateral, obedecendo criteriosamente o lado em que a bola saiu.

Lance lateral

O lance lateral somente é marcado quando a bola ultrapassa a linha lateral do campo, sendo esta cobrada exatamente no local em que a bola sair. A cobrança é feita por qualquer jogador da equipe mantendo criteriosamente um pé sobre a linha lateral e outro fora da quadra. Caso isso seja desrespeitado, o árbitro do jogo poderá ordenar uma nova cobrança, ou marcar reversão, o que da direito de cobrança para a equipe adversária.

Lance de 7m

O lance de 7m somente é executado se durante o jogo houver uma falta grave sobre o adversário, onde no momento da cobrança, todos os jogadores da defesa, com exceção do goleiro, deverão permanecer posicionados atrás da linha de 9m. O cobrador por sua vez deverá manter criteriosamente um dos pés sobre a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover o pé posicionado sobre esta linha.

Lance livre

O lance livre somente é executado em campo caso aconteça a entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiro livre, de meta e de 7m; ou atitude antidesportiva.

Execução

Toda execução de lances citados acima somente deverão acontecer com a bola nas mãos do cobrador, devendo os demais jogadores estarem na posição regular do jogo, não podendo o cobrador ficar batendo a bola ao solo, pois o árbitro poderá considerar a cobrança como executada, podendo marcar reversão e dar o direito de cobrança ao jogador adversário.

Punições do Handebol

Cartão Amarelo

Este é um cartão de advertência por excesso de faltas, de reclamações, ou no caso de uma falta, o jogador do time não manter a bola no local em que a falta aconteceu para a cobrança do jogador adversário, ou ainda de acordo com o critério do árbitro. O cartão amarelo pode ser aplicado para jogadores e técnico.

Dois Minutos

Esta punição é aplicada somente a jogadores, em casos de faltas desnecessárias ou substituições incorretas, que se advertidos deverão se manter fora da partida pelo período de 2 minutos, tempo este que será controlado pelo cronometrista do jogo. Após o término deste tempo, o jogador poderá voltar ao campo de jogo, porém, após a permissão dada pelo árbitro do jogo. Durante os 2 minutos da punição, o time não poderá colocar outro jogador em campo, devendo jogar com um jogador a menos.

Cartão Vermelho (ou desqualificação)

Esta punição é concedida apenas a jogadores, em casos de faltas graves ou pelo acúmulo de 3 punições de 2 minutos. Ao receber o Cartão Vermelho o jogador deverá se retirar do campo de jogo e não poderá nem mesmo permanecer no banco de reservas. Após a expulsão ser aplicada, o time fica com um jogador a menos pelo período de 2 minutos, podendo após este tempo, completar a equipe com um jogador reserva.

Exclusão

Esta punição é a mais severa de todas, e somente é aplicada pelo árbitro da partida em casos de agressão física e verbal. Neste caso, após ser excluído do jogo, o jogador deverá se retirar da quadra, não podendo mais voltar ao jogo e nem mesmo permanecer no banco de reservas, e o time não poderá completar o time, devendo jogar com jogador a menos até o fim da partida.

Arbitragem do Handebol

Os Árbitros

Como já citado, no Handebol há 2 árbitros que atuam em comum acordo nos lances de defesa e ataque de ambos os times. Geralmente, um dos árbitros fica posicionado na linha de fundo e de um lado da quadra, enquanto o outro fica posicionado do outro lado da quadra próximo a linha central do meio campo. Ambos tem a incumbência de observar todos os lances do jogo, sempre atentos a todos os jogadores.

O Secretário

O secretário fica sentado a mesa de arbitragem, localizada geralmente ao lado da quadra, tendo a função de anotar em súmula todos os eventos da partida, bem como as estatísticas de jogo, como o número de gols, quem marcou, o número de cartões amarelos e vermelhos, número de punições de 2 minutos, número de faltas de cada jogador, enfim.

O Cronometrista

O cronometrista fica sentado também a mesa de arbitragem e tem como função controlar os tempos da partida, utilizando um cronômetro que deverá ser interrompido toda vez em que o juiz ou técnico solicitar. Também tem a função de marcar o tempo de 2 minutos de punição, tendo a incumbência de ordenar a volta do jogador a campo após o término deste tempo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *