Você está em Noticiaki > Bem Viver > Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson

Publicado por Crisleide Katiane EM Saúde | Atualizado em: 28/07/2015 às 22h21m

Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson

Existem várias técnicas de se fazer um relaxamento, contudo, o relaxamento muscular progressivo de Jacobson é um tipo de relaxamento onde a técnica utilizada inclui toda a parte física da pessoa que estará executando-a, de forma à combater a tensão muscular, o estresse do dia-a-dia, além de atingir também, um relaxamento sobre a saúde mental. Como todo relaxamento, esse não foge das regrinhas principais, de como iniciar o procedimento em um ambiente confortável, em silêncio, de preferência à meia luz, podendo deitar-se em uma cama ou se preferir, ser feito sobre um tapete ou colchonete, e não deixando de sempre utilizar um travesseiro não muito alto sob a cabeça. A respiração é um fator indispensável, para que o relaxamento seja completo, portanto, deve-se atentar para essa questão, seguindo exatamente o que cada técnica exige. Dentre os métodos de relaxamento muscular existentes, o mais ensinado e indicado é o de Jacobson, que pode ser praticado cerca de 20 minutos por dia, e possui grandes resultados quanto ao combate a ansiedade.

Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson

Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson

A história desse tipo de relaxamento surgiu através de um médico norte-americano, cujo nome era Jacobson, eis o nome da técnica, onde foi desenvolvido um método diferenciado dos demais relaxamentos, utilizando-se de contrações musculares seguidas de relaxamentos, trabalhando-se todos os músculos, iniciando nos membros, seguindo para o tronco e cabeça. Este é um procedimento de relaxamento muscular onde a própria pessoa pode fazê-lo sem auxílio de qualquer especialista ou demais pessoas.

A técnica de Jacobson inicia com a pessoa deitada de costas, respirando normalmente, tentando esquecer-se de situações externas, como barulhos, problemas, o que ficou para o lado de fora do seu ambiente de relaxamento, de preferência, soltando os braços e pernas e fechando os olhos, tudo de forma calma, sem pressa, concentrando-se naquele precioso momento. Em seguida, dobre os pés em direção do corpo, sentindo a tensão sobre a musculatura por alguns segundos, e em seguida relaxe-os, soltando calmamente.

Relaxamento Muscular de Jacobson

Relaxamento Muscular de Jacobson

Retorne com a posição anterior e aperte o calcanhar, sentindo os músculos da perna contraídos, sempre mantendo por alguns segundos e depois relaxando, assim como é o objetivo principal da técnica. Para começar com os músculos, iniciaremos o relaxamento das nádegas que devem ser contraídas e relaxadas após alguns segundos. Em seguida expanda o abdômen, com uma respiração normal, mantendo por alguns segundos o mesmo contraído, e relaxe. Em seguida, contraia por alguns segundos, os músculos das costas, com a sensação de como se estivesse tentando desprender-se do chão, relaxando e respirando suavemente.

Já nos ombros, eleve-os até a direção das orelhas, sentindo uma tensão sobre a musculatura e depois de alguns segundos, relaxe. Levante os braços em direção ao teto, estendendo-os por alguns segundos e relaxando, ao soltá-los bem devagar. Com os olhos ainda fechados, aperte-os por alguns segundos, em seguida relaxe e respire suavemente. Passe à tencionar os músculos da testa, franzindo as sobrancelhas, como se estivesse muito bravo, e após alguns segundos, relaxe. Aperte os lábios por alguns segundos e relaxe, soltando-os vagarosamente. Abra os olhos, olhando para o teto, depois para baixo e em seguida para os lados, com movimentos calmos, nada bruscamente, em seguida relaxe, soltando bem o pescoço.

Para finalizar, fique deitado por alguns minutos, mantendo o relaxamento muscular realizado, respirando suavemente, procurando manter todo o procedimento realizado em estado mais relaxado possível e quando levantar-se, faça isso de forma leve, vagarosamente, mantendo a respiração suave. A calma e a tranqüilidade devem permanecer durante todo o tempo do relaxamento, por isso, deixar de pensar nas situações da vida, bem como, estar em um ambiente silencioso, deixará o relaxamento cada vez mais certo de se praticar. Considerando ainda, que apesar de parecer bobagem, se o relaxamento muscular de Jacobson for efetuado de forma disciplinável, todos os dias, seguindo as regras, com certeza o resultado será satisfatório. Faça essa técnica e relaxe!


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *