Você está em Noticiaki > Bem Viver > Rinite – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 09/02/2012 às 16h08m

Rinite – Causas, Sintomas e Tratamento

Rinite

A rinite é uma defesa desnecessária do organismo. O nariz é a parte do corpo humano que compõe as vias respiratórias, sendo o responsável por limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado até os pulmões. O complexo responsável pela defesa do organismo ao exercer essa atividade, entra em ação quando reconhece alguma substância tóxica, mandando uma obstrução nasal para que o agente não chegue ao pulmão. É dessa forma que surgem os espirros e a coriza para a remoção da substância invasora. A obstrução nasal pode ocorrer por causa de gripes e resfriados como forma de proteção dos pulmões.

Rinite alérgica

Rinite alérgica

Causas da Rinite

Já a alergia não é uma defesa do organismo e sim uma reação exagerada contra substâncias que a princípio não são agressivos ao organismo. Uma pessoa que tenha rinite alérgica possui reações a alguns agentes inofensivos, os quais não despertam nenhuma defesa no organismo de outra pessoa que não seja alérgica. É por essa reação exagerada e sem fundamento que algumas pessoas sofrem com obstrução nasal por causa de poeira. A rinite alérgica é herdada dos pais e pode ser desenvolvida em qualquer época da vida.

Sintomas da Rinite

Os sintomas da rinite alérgica são obstrução nasal (entupimento do nariz), espirros, corizas e coceira no nariz, garganta ou olhos. Os sintomas ocorrem imediatamente após o contato com o agente causador ou de 4 a 6 horas depois. A rinite alérgica pode ser causada por poeira, pólen e alguns alimentos. A poeira domiciliar é uma das substâncias que mais causam a rinite alérgica, formada por descamação de pele de pessoas e animais, pelos de cachorro e gato, restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros.

Tratamento da Rinite

O tratamento da rinite alérgica pode ser feita de algumas maneiras: através da higienização ambiental para eliminar os possíveis causadores, tratamento medicamentoso, vacina antialérgica. Evitar o contato com os agentes causadores é a melhor maneira para evitar a alergia. A higienização do ambiente deve ser feita com aspiradores e pano úmido para um melhor resultado, além disso, evite o uso de cortinas, carpetes, ursos de pelúcia e objetos que acumulem poeira e ácaros, para prevenir a rinite alérgica.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Rinite – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. idimar leal de pontes disse:
    Foi muito oportuno as informaçõe que recebi sobre a renite,pois sofro muito com a minha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *