Você está em Noticiaki > Bem Viver > Sangramento Nasal – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 08/02/2012 às 11h47m

Sangramento Nasal – Causas, Sintomas e Tratamento

Sangramento nasal

Sangramento nasal ou epistaxe é a perda de sangue através do nariz. O sangramento nasal acontece mais com crianças que colocam frequentemente o dedo no nariz, o chamado traumatismo digital, já que a região é frágil e os vasos sanguíneos das narinas se rompem facilmente por inúmeros fatores. Não abaixe a cabeça enquanto estiver com o sangramento no nariz e também não deite para trás, mantenha o corpo ereto, isso reduz a pressão das veias sobre o nariz e evita que a pessoa engula o sangue provindo do vazamento.

Sangramento Nasal

Sangramento Nasal

Causas do Sangramento Nasal

Normalmente as causas do sangramento são infecções virais ou bacterianas, fragilidade dos vasos sanguíneos, traumatismos externos, crises alérgicas e o uso de drogas. A parte que divide o nariz em duas narinas possui vasos mais frágeis, aonde ocorre a maioria dos vazamentos. As infecções são causadas na maioria das vezes pelo traumatismo digital, ou seja, o fato de colocar o dedo no nariz leva ao rompimento de vasos sanguíneos, contaminando as narinas com vírus e bactérias.

Sintomas do Sangramento Nasal

O sangramento nasal ou epistaxe consiste na perda de sangue pelo nariz que pode ser simples, como consequência de rinites e resfriados ou uma complicação mais séria, causada por microorganismos ou hipertensão. Os sintomas mais comuns além do sangramento em si são dores nas narinas decorrente do rompimento dos vasos sanguíneos. Em 10 minutos o sangramento cessa sem atendimento médico. A parte lateral do nariz deve ser comprimida contra o septo no lado afetado durante alguns minutos. Use um algodão se a compressão com o dedo não funcionar, mergulhe o algodão em água oxigenada após limpar o nariz e aguarde o resultado. Se preferir utilize soluções em vasoconstrictores.

Tratamento do Sangramento Nasal

Para o tratamento do sangramento nasal é preciso procurar um otorrinolaringologista. É importante não assuar o nariz pelos 7 dias seguintes e use uma pomada indicada pelo seu médico. Não coloque nada nas narinas, inclusive os dedos e não tente limpá-los com cotonete, pinça, lenço e papel. Se o clima estiver seco, use umidificadores ou respire sobre uma caneca de água fervente para umedecer as narinas. Se o problema continuar é preciso procurar um especialista que irá realizar uma cauterização química ou térmica nos vasos sanguíneos. Em casos ainda mais prolongados, deve ser feita uma ligadura ou eletro cauterização em que as artérias ou tumores causadores do vazamento são retirados sob anestesia geral.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *