Você está em Noticiaki > Notícias > Seguro Desemprego – Consulta, Valor e Quem tem Direito

Publicado por Alex Hawk EM Economia, Internet | Atualizado em: 09/06/2012 às 00h59m

Seguro Desemprego – Consulta, Valor e Quem tem Direito

Seguro Desemprego

Perder o emprego é algo muito desmotivador nos dias atuais, pois a concorrência e a exigência das empresas é muito grande, e para conseguir um bom emprego é necessário que o trabalhador corra atrás de treinamentos, cursos profissionalizantes, reciclagens e experiência profissional. Infelizmente, o fato de ter tudo o que foi citado, não assegura o emprego de ninguém, e muitos são demitidos muitas das vezes em momentos que poderia acontecer tudo, menos perder o emprego. Afim de não desamparar o trabalhador brasileiro, existe o benefício do Seguro Desemprego, que é um fundo, depositado mensalmente pela empresa na conta do trabalhador, para que quando for demitido e estiver desempregado, possa usufruir deste benefício que é pago mensalmente pela CAIXA Econômica Federal.

Seguro Desemprego

Seguro Desemprego

Infelizmente, muitas pessoas nem sabem o que é e como se beneficiar do Seguro Desemprego, por isso daremos neste artigo, dicas simples e importantes de como é o funcionamento do benefício e também como consultá-lo para saber valores que podem ser retiradados nas agências da CAIXA. Para quem não sabe, este benefício é assegurado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério do Trabalho a todo trabalhador brasileiro, auxiliando o trabalhador durante o período que ele sai de um emprego e está procurando outro, evitando que a grande escassez financeira venha atrapalhar sua vida e de sua família.

Seguro Desemprego

Seguro Desemprego

Valor Seguro Desemprego

O valor do Seguro Desemprego e a quantidade de meses no qual as parcelas serão pagas, variam de acordo com o tempo que o trabalhador esteve na empresa e a sua remuneração mensal. Também existem outros fatores que influenciam, como a demissão por Justa Causa, que não dá o direito do benefício ao trabalhador, mas caso este não seja o seu caso, você terá do 7º ao 120º dia após a data da demissão para fazer o requerimento do benefício no Ministério do Trabalho e poderá, dependendo do tempo de trabalho registrado em carteira, receber até 6 parcelas do benefício.

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego

Confira abaixo os requisitos necessários para saber quem tem direito ao Seguro Desemprego, o benefício do Governo Federal em parceria com o Ministério do Trabalho:

– Ser dispensado sem justa causa;
– Suspenso temporariamente em caso de participação em cursos ou programas de qualificação oferecidos pela empresa em que trabalha;
– Pescadores profissionais podem solicitar o benefício no período em que a pesca for proibida por conta do período de procriação das espécies;
– Trabalhadores que estão livres de situação de escravidão também podem requisitar o benefício;
– Ter trabalhado por no mínimo 6 meses com registro na Carteira de Trabalho;
– Não possuir renda própria para seu sustento e de sua família;
– Não estar recebendo benefício da Previdência Social, exceto auxílio Morte ou Acidente.

Consulta Seguro Desemprego

Agora que já sabe a situação adequada para receber o benefício, saiba como consultar o seu seguro desemprego pela Internet. Para realizar a consulta Seguro Desemprego é muito simples, basta acesasr o site da CAIXA por intermédio do endereço eletrônico https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp, informe o seu Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP/NIT) e sua senha de acesso. Após isso, lhe será informado na próxima janela os dados necessários de pagamento e previsões do benefício.

Caso não se sinta a vontade em realizar a consulta do valor referente ao Seguro Desemprego através da Internet, outra forma é comparecer a qualquer agência da CAIXA, Correspondentes CAIXA AQUI, Unidades Lotéricas ou Terminais de Autoatendimento da CAIXA, tendo em mãos o número de PIS e o Cartão Cidadão. Lembrando que o benefício do Seguro Desemprego só pode ser sacado se o beneficiário estiver com o Cartão Cidadão em mãos, sem ele, o cidadão não conseguirá receber o seu pagamento.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Seguro Desemprego – Consulta, Valor e Quem tem Direito

  1. socorro freitas disse:

    muito boa esta postagem! tenho vontade de trabalhar na caixa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *