Você está em Noticiaki > Educação > SiSU 2015: Inscrições, Cronograma, Data, Faculdades

Publicado por EM SiSU| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h48m

SiSU 2015: Inscrições, Cronograma, Data, Faculdades

O Ministério da Educação divulgou no Diario Oficial da União, na última segunda-feira (5), o cronograma do SiSU 2015, que terá o prazo de inscrição vai do dia 19 até as 23h59 do dia 22 de Janeiro (horário de Brasília), exclusivamente no site www.sisu.mec.gov.br. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem por finalidade selecionar alunos da rede pública de ensino para vagas em instituições públicas de ensino superior, seja estadual ou federal, que tenham realizado no ano anterior o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que não tenham zerado a nota da redação. Cada aluno pode se candidatar para até duas opções de cursos de graduação.

SiSU 2015

SiSU 2015

A primeira chamada do SiSU 2015 acontecerá no dia 26 de Janeiro, quando os alunos convocados deverão comparecer à instituição de ensino que escolheu, com os documentos comprobatórios para o procedimento de matrícula. O SiSU é realizado duas vezes por ano, sempre no início do ano letivo, onde o aluno deve se candidatar pela Internet, sem custo. Os candidatos mais bem classificados no Exame Nacional do Ensino Médio são selecionados dentro do número de vagas ofertadas pela instituição de ensino, sendo eles convocados para período de matrícula.

O SiSU além de beneficiar alunos da rede pública de ensino, atua na inclusão social, beneficiando 25% dos alunos que realizaram o ensino médio em escolas públicas de todo Brasil, sendo 50% do total beneficiados por fazerem parte de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo, sendo a outra metade destinada para pardos, negros e indígenas, respeitando a porcentagem divulgada pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O MEC deve divulgar em breve as notas do ENEM no site oficial do programa, afim de viabilizar a inscrição.

Inscrições SiSU 2015

As inscrições SiSU 2015 deverão ser realizadas exclusivamente no site oficial do programa que pode ser acessado por intermédio do endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br a partir do dia 19 de Janeiro, permanecendo disponível até as 23h59 do dia 22 de Janeiro, quando as inscrições se encerram. No site oficial haverá disponível a opção “Fazer Inscrição”, onde para dar início ao procedimento, será necessário informar o “Número de Inscrição no ENEM 2014″, a “Senha no ENEM 2014″ e o “Código da Imagem”. Após informar os dados solicitados o candidato terá acesso ao sistema, onde terá de preencher o formulário destinado à inscrição, que tem como critério principal, o número de inscrição ou senha do ENEM 2014.

Vagas SiSU 2015

A primeira oferta do SiSU 2015 irá ofercer um total de 205.514 vagas para 5.631 cursos em 128 instituições públicas de ensino superior, segundo números divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). Em relação as vagas disponiblizadas no ano passado, 171.401 vagas, o número de vagas em 2015 é 20% maior. Segundo o MEC, das 63 intituições federais de ensino presentes no Brasil, 59 disponibilizaram vagas pelo SiSU neste prmeiro semestre de seleção, enquanto os 38 institutos federais de educação, ciência e Tecnologia (IFT) estão participando do SiSU. Outros 2 centros federais de educação tecnológica (CEFET) também estão oferecendo vagas neste formato.

O site oficial ainda disponibiliza aos candidatos todas as vagas do SiSU 2015 disponíveis em todo Brasil, por região e instituição de ensino superior. Cada candidato terá a opção de escolher até 2 (duas) opções de cursos já no ato da inscrição, devendo seguir a ordem de preferência por vaga, instituição de ensino, localidade, curso e turno. É necessário ainda que seja escolhida a ordem de concorrência, que acontece em 3 (três) etapas: 1) concorrência por meio do sistema de cotas (segundo lei federal); 2) concorrência por meio do sistema de ação afirmativa (segundo determinação da instituição de ensino); e 3) ampla concorrência.

Vale ressaltar que os alunos tem a liberdade de alterar seus dados e opções de cursos somente enquanto o período de inscrição estiver aberto, bem como cancelar sua inscrição caso seja sua vontade. Neste período também são divulgadas as notas de corte para cada curso e turno, sendo assim, caso a nota do candidato não seja suficiente para o curso escolhido, o mesmo pode alterar sua opção de curso neste período. Caso as alterações sejam muitas, o sistema considerará apenas as últimas mudanças, independente do número de alterações. A nota de corte é calculada de acordo com o número de inscritos e de vagas disponíveis.

Lista de Aprovados SiSU 2015

O SiSU divulgou no dia 26 de Janeiro, a lista dos aprovados no processo de seleção da chamada regular e para conferir a lista dos aprovados basta acessar o site oficial através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/selecionados. Os aprovados devem realizar suas matrículas nos dias 30 de Janeiro e 2 e 3 de Fevereiro.

Cronograma SiSU 2015

Período de Inscrições: 19/01 a 22/01
Resultado da chamada regular: 26/01
Prazo para participar da lista de espera: 26/01 a 06/02
Matrícula da Chamada Regular: 30/01 a 03/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pela instituição: 11/02

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *