Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > SiSUtec 2013 MEC: Inscrição, Matrícula e Resultado

SiSUtec 2013 MEC: Inscrição, Matrícula e Resultado

SiSUtec 2013

Foi divulgado na manha de hoje, 14 de Agosto, a lista dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SiSUtec) através do site do SiSUtec na Internet que pode ser acessado através do endereço eletrônico http://sisutec.mec.gov.br/selecionados, onde será possível acompanhar a lista completa dos candidatos inscritos e aprovados em cada curso técnico, individualmente. Para que consiga realizar a consulta no site e então conferir se foi ou não aprovado, será necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha utilizada no sistema do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado, sendo assim, estes dados deverão ser informados no site para acesso ao sistema de aprovados.

SiSUtec 2013

SiSUtec 2013

A matrícula nos cursos técnicos para os candidatos aprovados, deverá ser realizada nos dias 15 e 16 de Agosto, também no site do SiSUtec na Internet. Segundo o Ministério da Educação, foram disponibilizadas no calendário do meio do ano de 2013, 239.732 vagas para cursos técnicos em diversas áreas de atuação, e o melhor de tudo, todas gratuitas. Segundo informações do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, um total de 383.080 estudantes se inscreveram para o Sisutec 2013, onde foram recebidas 737.229 inscrições, sabendo que cada aluno, pode optar por até 2 cursos no ato da sua inscrição. Do total de inscrições recebidas, 523.428 são advindas de escolas da rede pública de ensino fundamental e médio.

Segundo o calendário, a lista de aprovados SiSUtec 2013 referente a segunda chamada será anunciada no site do Sisutec, no próximo dia 19, onde os candidatos aprovados terão de realizar suas matrículas, exclusivamente, no dia 20 de Agosto. A última chamada, exclusiva para as vagas remanescentes, será publicada no site do Pronatec, onde somente poderão concorrer a estas vagas, os alunos que tiverem concluído o ensino médio em escolas da rede pública, mesmo que não tenham feito o ENEM em 2012. Por se tratar de um programa inspirado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), exclusivo para a seleção de estudantes para vagas no ensino superior, o Sisutec abre suas inscrições duas vezes ao ano também, sempre no início e no meio do ano.

Somente para o SiSUtec 2013 do meio do ano, foram colocados a disposição da população estudante brasileira, um total de 117 cursos técnicos gratuitos, cada qual com carga horária entre 800 e 1.200 horas de duração, onde serão ministrados em aproximadamente 586 instituições de ensino profissionalizante e técnico, de aprendizagem nacional, assim como o Pronatec 2013, que ministra seus cursos em unidades do SENAI, SENAC, SESC e SESI, porém, boa parte das vagas, 197.343, estão destinadas a serem realizadas em instituições privadas, mais especificamente em escolas técnicas e instituições de ensino superior particulares, alcançando um percentual de 82% das vagas disponíveis para realização em instituições privadas e 18% para instituições públicas.

Cursos com maior número de inscrições do SiSUtec 2013

- Técnico em Segurança do Trabalho recebeu 89.656 inscrições
- Técnico em Informatica recebeu 71.850 inscrições
- Técnico em Enfermagem recebeu 63.976 inscrições
- Técnico em Logistica recebeu 53.232 inscrições
- Técnico em Radiologia recebeu 33.051 inscrições

  • (nenhum voto até o momento)

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário