Você está em Noticiaki > Educação > SiSUTec 2014: Inscrições, Matrícula, Cursos e Calendário

Publicado por EM Educação, SiSU| Atualizado em: 04/06/2015 às 20h44m

SiSUTec 2014: Inscrições, Matrícula, Cursos e Calendário

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2009, com o único objetivo de selecionar os alunos com as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio, para que consigam se inscrever em cursos de graduação de instituições de Ensino Superior de forma parcial ou integral. Muitas instituições de ensino, optaram por oferecer uma certa porcentagem de suas vagas para os alunos que obtiveram notas altas nas provas do ENEM, contudo, o SiSU faz a seleção destes alunos e os permite ingressar em uma instituição de ensino superior, não havendo assim a necessidade de prestar o antigo vestibular. O sistema tem a base do projeto da plataforma Programa Universidade para Todos que funciona por turnos, ou seja, o sistema é aberto ao público durante o dia, e é fechado para acesso do público durante a madrugada.

SiSUTec 2014

SiSUTec 2014

Durante o dia, o sistema permanece aberto para que os alunos interessados possam se inscrever e escolher o curso que deseja cursar, contudo, durante a madrugada (entre 23h59 às 6h00) o sistema é fechado para edições dos alunos, já que é neste momento que o sistema gera o ranking classificatório dos alunos, baseado, nas notas dos alunos inscritos no dia passado, e assim, gera uma nota de corte mínima para que outros alunos possam se inscrever. Se para um curso, os alunos inscritos possuem nota alta no ENEM, a nota de corte para este curso, consequentemente, será alta, por isso, os alunos tem a opção de alteração do curso no dia seguinte, quando o sistema é reaberto para a seleção de outros cursos, caso o mesmo tenha sido excluído da lista de classificados, devido ao aumento da nota de corte.

Como funciona o SiSU e SiSUTec?

É uma pergunta bem pertinente ao universo estudantil. É bem simples, veja: com o SiSUTec o aluno tem por opção, a escolha de até dois cursos técnicos, em instituições de ensino público e privado, contudo, o mesmo pode alterar ambos cursos durante o período em que as inscrições estiverem abertas, já que o mesmo sempre tem acesso as notas de corte, e caso sua nota não enquadre na nota de corte do curso escolhido, o mesmo pode escolher outro curso em que sua nota se enquadre. Fica a critério das instituições de ensino distribuir os pesos nas notas do mesmo, sem contar que podem também, estabelecer a nota mínima por curso. A nota chamada de “nota de corte” é a menor nota que o aluno pode tirar para ficar entre aqueles que foram selecionados para um determinado curso. O mesmo é feito com base no número de vagas e no total de candidatos disputando aquelas vagas. Uma vez por dia, o sistema do SiSU calcula e divulga a nota de corte para cada curso que está à disputa.

Assim sendo, o candidato deverá efetuar as suas opções de curso sendo que é possível alterá-las durante o percurso, mas sempre observando atingir a nota de corte que é exigida para aquele determinado curso escolhido. Vale a pena ressaltar que a nota de corte acaba variando diariamente, e assim, tem horas que a nota do aluno poderá estar acima ou abaixo da nota de corte. É sempre importante acompanhar. O Ministério da Educação notou que tal sistema de seleção deu muito certo, e então criou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SiSUTec), que utiliza-se do mesmo sistema de seleção, baseando-se na nota do ENEM, porém, ao invés de selecionar alunos para cursos de graduação, seleciona alunos com boas notas no ENEM para cursos técnicos, ou seja, caso o aluno tenha zerado sua nota na Redação, o mesmo não poderá concorrer a cursos técnicos em instituições públicas e privadas de todo país.

Em 2014, um total de 1.016.211 alunos se inscreveram no sistema para concorrer aos cursos técnicos do SiSUTec 2014, que oferece 293.738 vagas. O Estado do Rio de Janeiro é o que registrou o maior número de inscrições, sendo 111.282, seguido pelo Estado de Minas Gerais com 100.738 inscrições e por São Paulo em terceiro lugar com 88.586 inscrições. O SiSUTec, assim como o SiSU, prioriza preencher as vagas disponíveis com alunos vindos da rede pública de ensino médio, ou se caso tenha estudado em instituição de ensino privada, o mesmo deve enquadrar-se como bolsista. Para maiores informações sobre datas de inscrição, matrícula e cursos, acesse o site oficial do SiSUTec 2014 através do endereço eletrônico http://sisutec.mec.gov.br/ e acompanhe todo o processo de seleção.

Inscrição SiSUTec 2014

Inscrição SiSUTec 2014

Calendário SiSUTec 2014

• 17/03 a 21/03: Período de inscrições
• 25/03: Resultado da 1ª chamada
• 26/03 a 28/03: Matrícula da 1ª chamada
• 01/04: Resultado da 2ª chamada
• 02/04 a 04/04: Matrícula da 2ª chamada
• 07/04 a 13/04: Inscrição on-line para vagas remanescentes

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *