Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > SPTrans Bilhete Único: Consulta, Cadastro, Cancelamento

SPTrans Bilhete Único: Consulta, Cadastro, Cancelamento

SPTrans Bilhete Único

A São Paulo Transporte foi nome dado ao sistema de gestão municipal que tem por finalidade cuidar do transporte público em ônibus dentro da capital paulista. A modificação de seu nome aconteceu no ano de 1995, mas para muitos contribuintes ainda não ficou claro o papel da SPTrans dentro de São Paulo. As linhas de ônibus que compõe o transporte público dentro da cidade de São Paulo, são operados pelas concessionárias, essas concessionárias por sua vez são supervisionadas pela SPTtrans, que fica responsável pelo planejamento e envio de ordem de operação para cada linha.

SPTrans Bilhete Único

SPTrans Bilhete Único

O Bilhete Único é o meio mais simples de se utilizar o transporte público dentro de São Paulo, o mesmo evita o uso de dinheiro para pagamento de tarifas, funcionando como um cartão de crédito pré-pago, onde o cidadão coloca uma determinada quantidade de crédito que pode ser utilizado como forma de pagamento de suas tarifas. Para oferecer suporte ao Bilhete Único, todas as concessionárias instalaram um leitor magnético que faz o desconto automático de seus créditos.

Cadastro Bilhete Único SPTrans

Para efetuar o cadastro online para aquisição de seu Bilhete Único, é necessário acessar o site da SPTrans na Internet através do endereço eletrônico www.bu.sbe.sptrans.com.br/sca/zerocredit/index.jsp onde após adentrar ao site, o cidadão se deparará com algumas diretrizes e informações que devem ser seguidas pelo usuário do cartão. Logo abaixo, encontrará com um campo no qual deve ser preenchido com o número do seu CPF e logo após o “número do cartão” e “tipo do cartão”. Basta preencher os campos com as informações corretas e clicar em “ok” e após isso seu cartão estará devidamente cadastrado.

Número do Cartão Bilhete Único SPTrans

Número do Cartão Bilhete Único SPTrans

Para efetuar a cadastro presencial do seu SPTrans Bilhete Único, é necessário imprimir um formulário no site oficial da SPtrans na Internet através do endereço eletrônico www.sptrans.com.br/formularios/formularioBuComum.html e então imprimí-lo e preenchê-lo corretamente a mão, com todas suas informações pessoais exigidas no formulário. Após preenchê-lo corretamente, o contribuinte terá que seguir até o posto de atendimento mais próximo de sua residência para entregar seu formulário e um funcionário da empresa possa criar seu cadastro e validá-lo imediatamente após 2 dias no máximo, segundo afirma a SPTrans.

Presencialmente, é possível que este prazo de 2 dias demore um pouco mais, podendo se extender por até 7 dias, já que o movimento para novos cadastros, carregamento de crédito e cancelamento de cartões, é muito grande, já que demanda a cidade inteira de São Paulo, contudo recomenda-se que seu cadastro, caso haja pressa, seja feito online. Lembrando que ao se dirigir até um posto de atendimento da SPTrans, será necessário ter em mãos o documento original CPF e RG, somente esses dois documentos são necessários para efetuar o cadastro do Bilhete Único, pois tais dados devem ser conferidos na hora por um funcionário da empresa.

Consulta Bilhete Único SPTrans

Existem duas modalidades do cartão Bilhete Único SPTrans, sendo o Bilhete Único Vale Transporte e o Bilhete Único Estudante. Em ambas modalidades, não se é possível consultar o saldo Bilhete Único SPTrans através da Internet, somente através da catraca do ônibus que logo ao passar, dá o quanto o cartão ainda possui de crédito. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do telefone 156, já que além de informações sobre o cartão, é possível também consultar o saldo.

Cancelamento Bilhete Único SPTrans

Para solicitar o cancelamento do Bilhete Único SPTrans é necessário que o cidadão se dirija a um dos Postos Autorizados da SPTrans ou ainda pelo telefone 156. O cartão somente poderá ser cancelado em caso de extravio, perda ou roubo, mediante a apresentação dos dados do cidadão e do número do cartão, conforme mostra a figura acima. Para solicitar o cancelamento do cartão é necessário que o dono apresente o seu documento de identidade, para que seu saldo possa ser congelado. Outra pessoa só poderá cancelar o cartão, se estiver munido o seu RG original e do RG do dono do cartão, e ainda com uma procuração autorizando o cancelamento.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário