Você está em Noticiaki > Notícias > Super Bactéria KPC – Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase

Publicado por EM Brasil, Saúde| Atualizado em: 15/07/2011 às 12h45m

Super Bactéria KPC – Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase

Super Bactéria KPC

A KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) é uma super bactéria resistente a medicamentos que tem preocupado os brasileiros, pois devido a grande lotação dos hospitais e falta de higiene nos mesmos, a ploriferação da bactéria tem crescido significativamente, causando mortes e deixando um sinal de alerta as autoridades da saúde do nosso país, pois recentemente tem aumentado significativamente os registros de infecção generalizada entre os pacientes, causando diversas mortes por todo Brasil. O nome KPC – Carbapenemase primeira é uma enzima encontrada em isolados de Klebsiella Pneumoniae.

KPC

KPC

Estas enzimas são produzidas por outros organismos que incluem a Serratia spp., E. Coli, Enterobacter spp. e a Salmonella Enterica, que após produzidas criam resistência a Penicilinas, Carbapenêmicos, Cefalosporinas e Aztreonam. Esses organismos causadores da KPC são super resistêntes a antibióticos e de difícil tratamento, porém são susceptíveis a tigecilina e colistina, quando combinados e ministrados em associação, porém causam efeitos colaterais significativos no paciente.

As principais causas da infecção do paciente pela KPC são o uso excessivo de antibióticos ou o ato de se automedicar, pois o uso excessivo ou incorreto de antibióticos causa a destruição das células benéficas e o fortalecimento das células nocivas aos organismo, criando então a bactéria KPC. Outra forma de contágio da superbactéria é o longo tempo em UTIs de hospitais, pois com o aumento de infecção hospitalar, a bactéria tem encontrado caminho fácil para se propagar entre os humanos.

Para evitar o contágio da KPC é importante que a higiene pessoal seja redobrada, pois com o simples hábito de se lavar as mãos constantemente, pode evitar o contágio da super bactéria. É importante estar atento aos noticiários e sites na Internet para saber mais sobre a super bactéria KPC e ainda estar por dentro de como se proteger dela. Por isso não esqueça, esteja sempre lavando as mãos com sabonete e álcool gel, principalmente após ir a um hospital.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

3 Comentários em Super Bactéria KPC – Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase

  1. francisco nei azevedo e silva disse:
    gostaria de receber informaçao sobrea bacteria klrbsiela pois estou com minha mae em um hospital com esta bacteria ,grato com a atençao .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *