Você está em Noticiaki > Notícias > Tabela Campeonato Gaúcho 2012

Publicado por EM Brasil, Esportes

Tabela Campeonato Gaúcho 2012

Campeonato Gaúcho

O Campeonato Gaúcho de Futebol, comumentemente conhecido por “Gauchão”, é um torneio de futebol disputado anualmente e que envolve equipes profissionais do estado do Rio Grande do Sul, sendo um dos torneios mais antigos do Brasil. A primeira edição do torneio ocorreu no ano de 1919 por iniciativa da Federação Rio-grandense de Desportos (FRGD) que havia sido criada recentemente. Desde então o “Gauchão” foi disputado anualmente, sendo que não foi disputado apenas nos anos de 1923 e 1924 por conta da Revolução Federalista.

Campeonato Gaúcho 2012

Campeonato Gaúcho 2012

Na década de 40, por conta da profissionalização o futebol, a Federação Rio-grandense de Desportos se dividiu e o Campeonato Gaúcho de Futebol passou a ser organizado por uma organização específica, a Federação Rio-grandense de Futebol (FRGF), denominada atualmente de Federação Gaúcha de Futebol. O torneio é considerado um dos campeonatos mais importantes do Brasil, sendo que é um dos estaduais mais importantes, juntamente com o Paulistão e o Campeonato Carioca.

A 93ª edição do Campeonato Gaúcho será realizada no segundo semestre de 2012 e deve contar com a participação de 16 times profissionais do estado de Rio Grande do Sul, dentre os quais podemos destacar: Caxias, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, São Luiz, São José, Universidade e Ypiranga. Além dos times anteriormente citados, os dois times mais bem classificados na série B do campeonato também participarão do torneio no segundo semestre 2012.

Vale ressaltar que o campeonato será disputado em dois turnos, os quais são intitulados por “Taça Piratini” e “Taça Farroupilha”, respectivamente. Os vencedores de cada turno duelarão na final para decidir o vencedor do Campeonato Gaúcho 2012, enquanto que os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para a série B. Além do título do “Gauchão”, os dois clubes mais bem classificados ganham vagas para disputar a Copa do Brasil de 2013. Caso estes times já estejam participando da libertadores estas vagas são concedidas ao 3º e 4º colocados, respectivamente.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *