Você está em Noticiaki > Notícias > Tabela de Multas de Trânsito: Infração, Valor e Penalidade

Publicado por EM Carros| Atualizado em: 04/06/2015 às 19h58m

Tabela de Multas de Trânsito: Infração, Valor e Penalidade

No Brasil, o órgão regulamentador das leis de trânsito é o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que outorga a cada Estado, a obrigação de cuidar e regulamentar as leis que vigoram em seu território. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável por aplicar as penalidades necessárias, de acordo com a infração realizada pelo condutor, ou seja, para cada infração, há uma categoria de gravidade, que serve como base para a aplicação da penalidade, que pode ser em forma de multa ou até mesmo, suspensão do direito de dirigir por um certo período. É comum para o brasileiro, receber em sua residência multas de trânsito, principalmente porque, o Brasil é um país totalmente vigiado por câmeras de segurança, radares e policiais, que fazem além da segurança pessoal dos cidadãos, como ajudam a inibir a irresponsabilidade de certos motoristas, que esquecem muitas das vezes que estão convivendo em união com pessoas, ciclistas, motoristas, animais, dentre outros.

Tabela de Multas de Trânsito

Tabela de Multas de Trânsito

Sendo assim, os policiais e guadas municipais, ficam de olho em tudo que acontece ao seu redor, e a cada erro ou irregularidade, o motorista é advertido pela autoridade. As multas são a forma encontrada para inibir a irresponsabilidade dos condutores de veículos no país, já que o velho ditado exemplifica bem o poder das multas “o cidadão só anda certo, quando se mexe no bolso”. Para padronizar tal forma de punição, as multas foram discriminadas em quatro categorias – leve, média, grave e gravíssima. A partir destas categorias, é calculado o valor a ser pago pelo motorista por sua irregularidade.

Também é atrelado a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma pontuação de acordo com a gravidade da advertência. Vale ressaltar, que a pontuação máxima que pode ser acumulada a CNH do condutor é de 20 pontos, e caso este número seja extrapolado, o motorista perde o direito de dirigir por 1 ano, devendo este fazer uma reciclagem referente a forma correta de se dirigir no Brasil. Combinado a categoria da multa e a sua pontuação, é aplicada uma penalidade financeira ao motorista, ou seja, é emitido um boleto referente ao valor da multa, e enviado a residência do cidadão, que deverá no prazo estipulado, efetuar o pagamento, ou caso contrário, não poderá licenciar ou transferir o seu veículo para outra pessoa.

Tabela de Multas Leves

Tabela de Infrações Leves

Tabela de Infrações Leves

Tabela de Multas Médias

Tabela de Infrações Médias

Tabela de Infrações Médias

Tabela de Multas Graves

Tabela de Infrações Graves

Tabela de Infrações Graves

Tabela de Multas Gravíssimas

Tabela de Infrações Gravíssimas

Tabela de Infrações Gravíssimas

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *