Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Tabela do Período Infértil

Tabela do Período Infértil

Período Infértil

Para determinar o período infértil da mulher, é preciso conhecer o seu ciclo menstrual. O ciclo menstrual é dividido em várias fases sendo que o período de ovulação define os dias férteis e inférteis das mulheres. A duração do ciclo é de 28 dias em média. O primeiro dia do ciclo menstrual se inicia quando começa a menstruação. Durante os dias 5 a 13, ocorre a fase folicular do ciclo menstrual na qual os folículos começam a se desenvolver no ovário através da influência de hormônios. Após alguns dias, um folículo ou até os dois, libera um ovo.

Tabela Período Infértil

Tabela Período Infértil

A liberação do ovo é denominada ovulação e marca o início do período fértil. Se o ovo não for fertilizado por um espermatozoide, morrerá e será absorvido pelo organismo da mulher. Sendo assim, o período infértil da mulher se divide antes da ovulação e após a morte do ovo não fertilizado. É importante saber que o ciclo menstrual varia de mulher para mulher, o que faz com que o período infértil da mulher não seja fixo. Há alguns métodos para determinar o período infértil, sendo eles o da tabelinha, muco cervical e temperatura basal.

Através da tabela do período infértil é possível acompanhar a duração do ciclo menstrual por até 12 meses. Para calcular o período infértil deve ser subtraído 18 do menor ciclo menstrual. Sendo assim, é possível obter a primeira parte do período infértil que antecede a ovulação. Para determinar a segunda fase do período infértil, deve ser subtraído 10 do ciclo menstrual mais longo. A tabela período infértil não é um método muito preciso, ainda mais para ciclos irregulares. A temperatura basal ocorre quando se está em descanso e se acorda. Essa temperatura se eleva com a ovulação.

Observar a temperatura durante meses, pode auxiliar na definição do período infértil da mulher. Normalmente, a temperatura basal da mulher fica em média 35,5º e 36,5º C. Ao ovular, as mulheres apresentam entre 36º e 37º C. A variação de temperatura é de em média 0,4º C, portanto deve ser usado um termômetro especial para a medição da temperatura basal. É possível estimar o período infértil através das mudanças no muco cervical. Após o término da menstruação, não há presença do muco. Após alguns dias, o muco cervical aumenta na área vaginal e um pouco antes da ovulação, o muco cervical fica em maior quantidade e passa a ficar mais claro.

Esse período é o fértil do ciclo menstrual, assim como pode ser visualizado na tabela do período fértil. O dia de pico mais fértil é o que deixa a sensação de umidade, sendo assim, até três dias após o dia de pico, a mulher continua fértil. A tabela do período menstrual também pode servir para a mulher saber quais dias estará fértil ou infértil, e assim caso apareça alguns sintomas de gravidez, a mulher já pode logo começar a se preparar, fazendo primeiramente um teste de gravidez e depois procurar o auxílio médico de um ginecologista.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário